Ronnie Lessa, que matou Marielle Franco, vai deixar o Presídio de Campo Grande

326
O atirador Ronnie Lessa, preso na penitenciária federal de campo Grande (Foto: FReprodução/TV Record)

O pistoleiro Ronnie Lessa, autor dos disparos que mataram a vereadora carioca Marielle Franco, vai ser transferido para o Rio de Janeiro. Ele está preso no Presídio Federal de Campo Grande desde 2020.

A ordem para a mudança de cidade partiu do corregedor da Penitenciária Federal de Campo Grande, juiz Luiz Augusto Iamassaki Fiorentini. Na decisão, ele estipulou o retorno de Ronnie Lessa ao sistema prisional do Rio no prazo máximo de 30 dias.

O magistrado afirmou não ter recebido do juiz Gustavo Gomes Kalil, do IV Tribunal do Júri do RJ, a renovação de permanência no sistema penitenciário federal e, por isso, deferiu o pedido da defesa pelo retorno ao sistema penitenciário de origem.

Em 19 de março, Kalil determinou que Lessa permanecesse em presídio de segurança máxima federal pelo período de até três anos, mas o pedido ainda não chegou a Mato Grosso do Sul. O Tribunal de Justiça do Rio ainda não se pronunciou sobre o caso.

Ronnie Lessa fez uma delação premiada para ter a unificação da pena pelos crimes cometidos em uma unidade prisional carioca. A partir do seu depoimento, houve a prisão do deputado federal Chiquinho Brazão e do seu irmão e conselheiro do TCE-TJ, Domingos Brazão, apontados como os mandantes da execução.

O ex-chefe da Polícia Civil do TJ, Rivaldo Barbosa, também foi preso por ter agido para protegê-los, atrapalhando o andamento da investigação. Chiquinho, aliás, também está alojado no Presídio Federal de Campo Grande desde o dia 27 de março.