A solidificação de um corredor viário ligando os portos de Santos (SP) até o Chile, passando por Paraguai e a Argentina, impressionou os empresários indianos nesta quarta-feira (06). O governador Eduardo Riedel (PSDB), que lidera a comitiva formada por empresários e políticos sul-mato-grossenses na Missão Ásia, avaliou o primeiro dia como positivo e próspero. “Começamos bem e pudemos ver bem a dinâmica empresarial local”, destacou.
Em sua fala, o chefe do Executivo Estadual pontuou que, apesar de ter chegado na madrugada local, este primeiro dia foi extenso e com compromissos importantes. “A Índia é um país que vem crescendo a taxas enormes, assim como o nosso Estado, e possui uma população gigantesca, com várias complementariedades empresariais”, comentou, destacando que este é o país mais populoso do mundo, superando 1 bilhão de pessoas.
Riedel também disse que esteve na sede da Mahindra Tractors, fabricante de tratores e equipamentos. “Pudemos apresentar a Rota Bioceânica, que é importantíssima. Todos ficaram impressionados com as possibilidades que se avizinham, de um novo eixo de trânsito de bens e mercadorias, que sem dúvida nenhuma vai ser extremamente importante para nosso Estado”, explicou.
A comitiva também fez visitas oficiais às autoridades locais, como ao governador do Estado de Maharashtra, C.P. Radhakrishnan, em Mumbai. Ainda conforme Eduardo Riedel, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, estabeleceu contatos para fazer intercâmbios em áreas como ciência, tecnologia e inovação, fora outras áreas de interesse de Mato Grosso do Sul.
“O objetivo é esse, avançar nas discussões que envolvam o desenvolvimento do nosso Estado. Na mesa desde manhã, importantes projetos foram apresentados para empresários de Mumbai. Entendemos que esse é o caminho para dar a oportunidad para que conheçam o Mato Grosso do Sul e também buscarmos ações de intercâmbio”, citou o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, Sérgio Longen.