33.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 21 de agosto, 2025
spot_img

Ruas próximas ao Parque Antenor Martins passam temporariamente a ser mão única

Ruas nas imediações do Parque Antenor Martins, em Dourados, passam a operar em mão única de forma temporária a partir desta semana. A alteração é necessária por conta do avanço das obras de duplicação da Rua Aziz Rasselen, uma das principais frentes de infraestrutura urbana em andamento na cidade.

De acordo com o diretor-presidente da Agência Municipal de Trânsito (Agetran), Juscelino Cabral, sinalização vertical foi instalada no local e motoristas devem redobrar a atenção às novas orientações. “Essa medida é necessária para dar maior fluidez ao tráfego e garantir a segurança de quem circula pela região durante a execução das obras. Nossos agentes estarão nas ruas para orientar motoristas e pedestres”, destacou o diretor-presidente.

Com a evolução das obras da rua Azis Rasselem, o entroncamento da Rua Antônio Emílio de Figueiredo com a Via Parque está fechada para a construção de uma rotatória, que organizará o tráfego entre as duas vias parques (antiga e atual, em fase de finalização), além da própria Antônio Emílio.

As mudanças incluem dois trechos distintos. No quadrilátero entre os bairros Jardim Clímax e Jardim Flórida, a Rua Projetada 4 (ao lado do Atacado Leme Max) só terá acesso à Antônio Emílio no sentido à esquerda. Já a Rua Nini Matos França terá sentido único em direção ao Parque Antenor e a Vitório José Pederiva, paralela ao Parque, seguirá apenas no sentido ao bairro Novo Horizonte.

Ruas próximas ao Parque Antenor Martins passam temporariamente a ser mão única

Do outro lado do Parque, as intervenções começam na rotatória de acesso ao bairro Estrela Porã. Motoristas que saírem do bairro não poderão seguir direto para a Via Parque, devendo utilizar a Rua Raul Gnutzmann e a Cider Cerzosimo de Souza, até chegar à Joaquim Teixeira Alves. Já quem vem do centro em direção ao Estrela Porã ou bairros adjacentes, como o Toscana, deve utilizar a Rua Barão do Rio Branco, acessar a Cuiabá e seguir até a Via Parque.

Há duas semanas, a Agetran instalou faixas explicativas em cruzamentos para anunciar a mudança no trânsito, além de 150 placas verticais. As vias permanecerão em mão única até a conclusão das obras, previstas para fevereiro de 2026. A Agetran reforça a necessidade de atenção redobrada, especialmente nos horários de pico, para evitar acidentes.

Duplicação da Aziz Rasselen

Iniciada em fevereiro deste ano, a duplicação da Rua Aziz Rasselen é considerada a primeira grande obra de mobilidade urbana da atual gestão. O projeto vai conectar a via à Via Parque do Água Boa, formando um corredor expresso entre o Aeroporto Regional e a BR-463, na saída para Ponta Porã.

Para o prefeito Marçal Filho, a obra representa um marco para a cidade. “É infraestrutura de verdade, que vai fazer a diferença. Esse trecho é parte de um projeto mais amplo, dentro de um contexto evolutivo para a mobilidade da nossa cidade”, afirmou.

Fale com a Redação