Sábado será de calor extremo em MS; Capital pode chegar aos 36°C

14
(Foto: EnfoqueMS)

Inmet mantém avisos de baixa umidade e tempestades enquanto frente fria se aproxima do Estado

Mato Grosso do Sul deve enfrentar um sábado (29) de calor forte e tempo seco, com temperaturas acima dos 30°C em todas as regiões do Estado. A previsão indica predomínio de céu com muitas nuvens, mas sem expectativa de chuva. Conforme o Clima Tempo, o dia mais quente deve ser em Porto Murtinho, onde os termômetros podem alcançar os 40°C.

Campo Grande terá calor de 36°C e tempo seco

Na Capital, o sábado deve ser abafado desde cedo. A temperatura mínima prevista é de 23°C, enquanto a máxima pode atingir 36°C ao longo do dia. Apesar da grande quantidade de nuvens, não há previsão de chuva e a sensação de calor deve predominar.

Demais regiões também enfrentam altas temperaturas

Em Dourados, segunda maior cidade do Estado, a mínima prevista é de 23°C e a máxima de 36°C. Já em Ponta Porã, tradicionalmente mais fria por causa da altitude, a temperatura não deve ficar atrás: mínima de 22°C e máxima de 36°C.

Na região pantaneira, Corumbá terá variação entre 26°C e 38°C, enquanto Coxim também registra calor intenso, com mínima de 26°C e máxima podendo chegar aos 38°C. Na Costa Leste, Três Lagoas terá um sábado firme e quente, com termômetros entre 22°C e 37°C.

Sábado será de calor extremo em MS; Capital pode chegar aos 36°C

Alerta de baixa umidade e risco de tempestades

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mantém dois alertas ativos para o Estado. O primeiro, de baixa umidade — classificado como perigo potencial — segue vigente até as 18h deste sábado e atinge uma faixa que vai do Sul ao Norte de Mato Grosso do Sul, incluindo toda a região Leste. A umidade relativa deve variar entre 20% e 30%, aumentando a sensação de tempo seco.

O segundo aviso é para risco de tempestades e vale até as 10h deste sábado, abrangendo áreas do Oeste. A previsão indica chuva entre 20 mm e 30 mm por hora, com acumulados podendo chegar a 50 mm ao longo do dia e ventos de 40 km/h a 60 km/h. Apesar do alerta, o cenário predominante no Estado ainda será de tempo firme.

Mudança no tempo deve chegar no domingo

Uma mudança no padrão atmosférico começa a se formar com a chegada de uma frente fria que avança pelo país. O sistema deve alcançar Mato Grosso do Sul entre a tarde e a noite de domingo (30), elevando a chance de chuva e instabilidade para o início da próxima semana.