27.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 31 de julho, 2025
spot_img

Sanesul investe em novo laboratório para reforçar o controle da qualidade da água na Regional de Corumbá e Ladário

A Sanesul segue investindo em melhorias estruturais que impactam diretamente na qualidade dos serviços prestados à população. Desta vez, a Regional Corumbá e Ladário foi contemplada com um novo laboratório, totalmente reestruturado, que fortalece o controle da qualidade da água distribuída nas duas cidades.

O novo espaço é mais amplo e conta com equipamentos necessários para a realização dos ensaios de controle da água captada pelas duas Estações de Tratamento (ETAs). Todas as amostras coletadas em Corumbá e Ladário são analisadas nesse laboratório regional, que também é responsável por encaminhar parte do material ao Laboratório Central, localizado em Campo Grande, onde são realizados os testes de maior complexidade e gerados os relatórios oficiais para as agências reguladoras.

Além do laboratório, a regional recebeu investimentos em outras áreas da infraestrutura, como a reforma do almoxarifado e do setor de atendimento ao cliente, reforçando o compromisso da Companhia com a melhoria contínua do ambiente de trabalho e da qualidade no atendimento à população.

Controle de qualidade

A atuação da Sanesul no controle da qualidade da água é rigorosa e contínua.

Sanesul investe em novo laboratório para reforçar o controle da qualidade da água na Regional de Corumbá e Ladário

A Companhia mantém 11 laboratórios distribuídos em suas regionais para análises frequentes, enquanto o Laboratório Central, em Campo Grande, realiza testes mais especializados. Esses espaços contam com equipes técnicas qualificadas, formadas por profissionais que seguem protocolos laboratoriais precisos e monitoram tanto a água bruta – proveniente de poços e mananciais – quanto a água já tratada, em diversos pontos da rede de distribuição.

O controle de qualidade ocorre em duas frentes: no sistema operacional e no monitoramento da rede de distribuição, garantindo que a água que chega aos lares esteja dentro dos padrões exigidos por lei.

Para garantir transparência, os resultados dos testes são divulgados mensalmente nas contas de água e anualmente por meio de um relatório que chega aos domicílios até março. Além disso, todos os dados estão disponíveis no portal “SISAGUA”, do Ministério da Saúde.

O investimento no novo laboratório da regional é mais um passo da Sanesul para assegurar que a população de Corumbá e Ladário tenha acesso a água tratada com segurança e qualidade. Afinal, manter um controle rigoroso e contínuo da água é essencial para proteger a saúde pública e promover qualidade de vida.

Fale com a Redação