Santa Casa abre 10 leitos de UTI para atendimento exclusivo à covid-19

1222
Divulgação

Na manhã desta terça-feira (21) a Santa Casa de Campo de Grande ampliou em mais dez o número de leitos de terapia intensiva na Unidade de Trauma do hospital, que serão destinados exclusivamente à pacientes atendidos na rede pública em estado grave e com exames positivos para o novo coronavírus (COVID-19). Na breve visita ao complexo, estiveram presentes os representantes da Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura e da Santa Casa para a formalização da entrega dos novos leitos.

Completamente isolada do prédio principal, a Unidade do Trauma conta agora com 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo que estes dez novos leitos são específicos para pacientes graves com a confirmação da Sars-Cov-2 e também ficam isolados dos demais leitos da unidade. Desde o mês de abril, 100 leitos clínicos e 20 leitos de UTI foram reservados na Unidade do Trauma para o atendimento de retaguarda dos outros hospitais, recebendo pacientes não COVID-19.

A abertura dos novos leitos foi possível com o apoio do Ministério da Saúde que encaminhou 10 respiradores à beira de leito e outros 20 respiradores de transporte e, também, da Secretaria de Estado de Saúde (SES) que repassou os monitores multiparâmetros – outro equipamento essencial em UTI. Com o esforço da equipe do hospital e a parceria das autoridades em saúde pública, mais uma ala de qualidade em assistência está preparada para receber os pacientes.

Santa Casa abre 10 leitos de UTI para atendimento exclusivo à covid-19

O presidente da Santa Casa, Heber Xavier, destacou que devido à estrutura do hospital ser isolada das demais unidades do prédio principal, foi possível atender à solicitação das secretarias de saúde e isso se deve também ao empenho da equipe técnica da instituição. “Estamos aqui para colaborar e continuar à disposição da população. Agradecemos a confiança que nos foi depositada. Sabemos que este momento não é o mais feliz para dizer que é uma satisfação em atendê-los, pois aqui ficarão pacientes graves, mas nós nos sentimos muito comprometidos com o desafio de ajudar a curar mais vidas. Parabenizo à nossa equipe multiprofissional pela empenho e excelência na assistência aos pacientes e profissionalismo de sempre”, comentou Heber.    

O secretário de saúde do estado, Dr. Geraldo Resende, aproveitou para também agradecer o apoio e a disposição do hospital desde o início, contribuindo assim com o enfrentamento da doença no Estado. “Agradeço ao presidente e sua equipe em nos ajudar neste momento tão difícil, sei que foi uma operação de guerra, mas que a partir de hoje nos ajudará muito nesse enfrentamento à COVID-19. Tínhamos alguns equipamentos que poderiam ser utilizados e um espaço completamente apropriado como esse, por isso da ativação em tempo hábil e que somará e muito para que possamos vencer essa batalha”, disse. 

O prefeito da capital, Marquinhos Trad, lembrou da importância da colaboração da população em manter o isolamento social para contribuir na contenção do avanço da doença, além de enaltecer o comprometimento dos profissionais que atuam no hospital. “Acredito que todos aqui, assim como eu, não imaginávamos viver um momento de pandemia como este. Mas a partir do momento em que a gente conhece e pratica, tudo se alinha. Aqui na Santa Casa é assim, todos sabem bem como salvar e vão praticar dando as estruturas necessárias para reduzirem a dor do próximo e o que cabe a nós, neste momento, é cumprir todas as determinações e ficar o máximo possível em casa para conter o avanço exponencial em nossa cidade”, ressaltou. 

O secretário municipal de saúde, Dr. José Mauro de Castro Filho, reforçou que a soma dos esforços das entidades contribuiu com a ativação desses novos leitos e para que nenhum paciente fique sem assistência. “Desde o início da pandemia temos unido os esforços para o combate à doença e a Santa Casa foi um dos principais hospitais participando nessa estratégia de ampliação de leitos clínicos e de UTI inicialmente como retaguarda do Hospital Regional, mas que agora com o pico da COVID-19, teremos mais uma unidade parceira no enfrentamento. Agradeço mais uma vez a participação do hospital em poder viabilizar esses leitos para a população”, finalizou.

No prédio central, a Santa Casa permanece com os atendimentos e procedimentos de exames e cirurgias dos casos de urgência e emergência, inclusive com captação e transplante de órgãos. Ao todo, a Santa Casa de Campo Grande reúne 706 leitos SUS e da linha privada. Também estiveram presentes na abertura dos novos leitos de UTI, o diretor de finança adjunto, José de Oliveira Souza, o superintendente da Gestão Médico-hospitalar, Dr. Luiz Alberto Kanamura, a gerente de Enfermagem e Equipe Multiprofissional, Aryane Senna, o coordenador do Núcleo de Regulação Interna, Dr. Fabiano Cançado, e demais técnicos do hospital. 

Por ASCOM Santa Casa de Campo Grande