Santa Casa de Campo Grande emite alerta para baixo estoque de medicamentos

580

A Santa Casa de Campo Grande emitiu neste sábado (3) um alerta a população e as autoridades públicas para o baixo estoque de medicamentos, principalmente o de bloqueadores neuromusculares, essencial para o atendimento aos pacientes críticos.

Segundo a nota encaminhada à redação do EnfoqueMS, a cidade vive o pior momento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e o hospital é o único da Capital a receber pacientes graves não covid do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, atendendo à necessidade do poder público, a Santa Casa designou 120 leitos exclusivos para oatendimento aos pacientes suspeitos ou positivados de covid-19.

“Diante do cenário, enfrentamos a falta de medicamentos no mercado e também a dificuldade de entrega pelos fornecedores, assim como grande parte das instituições de saúde do país”, frisou trecho da nota.

A situação mais crítica do hospital é em relação ao medicamento Rucurônio, que faz parte do kit intubação. O estoque neste sábado é de apenas 116 ampolas. O consumo médio diário é de ampolas.

“Vale ressaltar que a última distribuição de medicamentos aos hospitais públicos e particulares de Mato Grosso do Sul realizada pelo Governo do Estado há dois dias, em 01 de abril, não contemplou a Santa Casa de Campo Grande”, destacou.

A nota finaliza, com pedido de auxílio. “Conclamamos a quem possa nos ajudas. A responsabilidade social é de todos!”.

Após apelo público, a Santa Casa recebeu da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 325 ampolas do Rocurônio. Mas segundo informações do próprio hospital, a remessa é suficiente apenas para dois dias.

*Atualizado às 17h