30.8 C
Campo Grande
domingo, 3 de agosto, 2025
spot_img

Sebrae/MS lança ações do Movimento de Rua em Dourados para fortalecer comércio local

O Sebrae/MS realizou na terça-feira (30), às 18h30, o lançamento das ações do projeto Movimento de Rua em Dourados. O encontro aconteceu na Loja Popular de Confecções, localizada na Rua Monte Alegre, e reuniu cerca de 40 participantes, entre empresários, lideranças e representantes de instituições parceiras.

Durante o evento, foi apresentado o plano de ação elaborado pelo Sebrae, com o objetivo de organizar, valorizar e dinamizar o comércio de ruas estratégicas da cidade. A programação contou ainda com um momento de escuta e troca de ideias entre os empreendedores presentes. Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o objetivo é estimular o consumo no bairro e promover a qualificação dos empreendedores para o crescimento dos negócios.

“O Movimento de Rua quer valorizar a compra perto de casa. Estamos trabalhando em 11 corredores comerciais de Dourados e apresentando parceiros, como Senac e Senai, para oferecer qualificação. Mais do que ferramentas para dentro do negócio, queremos incentivar a união entre os empresários. A força do coletivo é que vai transformar essa rua”, afirmou Mendonça.

Sebrae/MS lança ações do Movimento de Rua em Dourados para fortalecer comércio local
Conselheiros do Sebrae/MS, empresários e demais autoridades prestigiam lançamento das ações, na Loja Popular de Confecções, localizada na Rua Monte Alegre em Dourados (foto: Divulgação)

O vice-presidente do Sistema Faems e conselheiro do Sebrae/MS, Nilson dos Santos, reforçou a importância da parceria entre os empreendedores. “O comerciante precisa confiar em si e no seu vizinho. Não pode ser um anônimo no bairro. A colaboração fortalece o comércio e o Sebrae, junto com o Sistema S, está pronto para apoiar com capacitações e consultorias”.

O Movimento de Rua é uma iniciativa 100% gratuita promovida pelo Sebrae/MS que já atua em 20 ruas de Campo Grande e em 11 de Dourados. A proposta é estimular a ocupação ativa dos espaços comerciais e ampliar o fluxo de clientes nas regiões atendidas. A primeira fase do projeto envolveu um mutirão de visitas às empresas participantes, realizado em junho, que permitiu mapear os principais desafios e oportunidades por meio de diálogo direto com os empreendedores.

Em Dourados, participam do projeto empresas localizadas nas ruas José Roberto Teixeira, Vereador Vitório José Pederiva, Lindalva Marquês Ferreira, Hayel Bon Faker, Esplanada, Fernando Ferrari, Filomeno João Pires, Monte Alegre, Álvaro Brandão e Rosemiro Rodrigues Vieira, além do distrito de Vila São Pedro, — totalizando cerca de 2 mil pequenos negócios.

Com mais de 500 empresas instaladas em toda sua extensão, a Rua Monte Alegre foi uma das prioridades para o lançamento das ações. O plano apresentado prevê estratégias coletivas e individuais, incluindo: mapeamento e engajamento de lideranças locais; diagnóstico individualizado das empresas participantes; consultorias sobre Google Meu Negócio, vitrines digitais (WhatsApp Business), Instagram e imagem comercial; orientações sobre precificação estratégica, análise de mercado, aumento da lucratividade e redução de custos; cursos técnicos nas áreas de alimentação e beleza, oficina de vitrines atrativas e capacitações em comunicação; produção de material promocional e eventos; guia de rua; catálogo digital; ação comunitária com parceiros; roda de tereré com lideranças e participação no EmpreendeFest 2025, que terá espaço exclusivo para empresários do projeto.

Escuta ativa e demandas locais

Durante o momento de escuta, empresários locais compartilharam suas experiências e expectativas com o projeto. Ronaldo Gonzatti, proprietário da Loja Popular de Confecções, atua há 25 anos na Rua Monte Alegre. “Acreditamos na força da união. Mesmo vendendo produtos parecidos, somos parceiros e não concorrentes. O comércio do bairro só cresce se estivermos juntos”, afirmou.

Já Núbia Gabriela, da loja Poderosa Make & Acessórios, contou que conheceu o projeto Movimento de Rua durante as visitas do Sebrae. “Na hora, eu topei participar. A proposta é muito boa e já comecei a trocar ideias com outros lojistas daqui. O objetivo de todos é o mesmo: trazer mais clientes e faturar mais”.

Felipe Roberto, da Elite Barbearia, está há quatro meses na Rua Monte Alegre e destacou a importância da qualificação e da interação entre os empreendedores. “Como parte do Movimento de Rua, recebi uma consultoria excelente do Sebrae sobre presença digital e uso de inteligência artificial. Já estamos colocando em prática, melhorando nossa forma de divulgar. E convido os colegas da rua para um café na barbearia, para nos conhecermos e indicarmos uns aos outros. Nosso fluxo é de aproximadamente 500 clientes por mês e podemos indicar os produtos e serviços dos vizinhos”.

O contador Antonio Francivaldo da Costa Sousa, da Contabilidade Falcon, também acredita na importância da integração local. “É um projeto que permite conhecermos melhor as necessidades da rua e traçarmos estratégias para desenvolver ainda mais o comércio da região”.

Sebrae/MS lança ações do Movimento de Rua em Dourados para fortalecer comércio local
Empresários compartilham expectativas com o projeto e também demandas locais para a melhoria do comércio na região (foto: Divulgação)

Entre os parceiros do Sebrae presentes no lançamento do plano de ação do Movimento de Rua em Dourados estiveram representantes do Senai, Senac e Funtrab, além da Associação das Micro e Pequenas Empresas (AMEMS), representada no evento pelo conselheiro do Sebrae/MS, Fernando Ribeiro Martins. As próximas ações incluem o acompanhamento das empresas participantes, início das consultorias individuais e planejamento de eventos para movimentar as regiões atendidas.

Fale com a Redação