
Com o início de 2026, o Sebrae/MS retomou o atendimento presencial nas unidades de Bonito, Campo Grande (Sebrae Parati/Aero Rancho e sede), Corumbá (Centro Sebrae Pantanal), Coxim, Dourados e Três Lagoas, nesta segunda-feira, 5 de janeiro, após o período de recesso. No primeiro dia de retorno, empreendedores buscaram a instituição para regularização de pendências, declaração anual do MEI e orientações de gestão empresarial.
Somente na sede do Sebrae/MS, na Capital, foram registrados cerca de 160 atendimentos. “Desde cedo já prevíamos esse aumento no fluxo com a retomada do atendimento presencial, e o resultado tem sido positivo. Logo no início da manhã, as unidades já abriram com grande procura. Na sede, registramos cerca de 160 atendimentos presenciais, e a fila segue crescendo”, afirma Andréa Barrera de Almeida, coordenadora de Atendimento Territorial do Sebrae/MS.
Entre os serviços procurados, a maior parte envolve regularização da empresa para manter as obrigações em dia. “A principal demanda tem sido a regularização, especialmente em casos de desenquadramento, já que o empreendedor, ao ser desenquadrado, fica impedido de emitir nota fiscal. Muitas buscas por ajuda para emissão de notas, inclusive, vêm justamente dessa dificuldade. Formalização e abertura de novos negócios aparecem, mas em menor volume. Neste momento, o que concentra o maior fluxo é, de fato, a regularização”, complementa a coordenadora.

Empreendedores buscaram a instituição para regularização de pendências, declaração anual do MEI e orientações de gestão empresarial.
A maioria das pessoas atendidas presencialmente está formalizada como microempreendedor individual (MEI), categoria cujo faturamento anual pode chegar a R$ 81 mil. De acordo com dados da Receita Federal de novembro de 2025, o estado contabiliza 178 mil empreendedores cadastrados nessa modalidade.
Entre eles está Jesus Antonio Arreaza, que vive há quatro anos em Campo Grande e atua com serviços de instalações elétricas, formalizado como MEI desde 2022. “Para mim, é uma fase para crescer, podendo dar uma nota fiscal e fazer minhas declarações, porque o Sebrae é uma organização que permite o crescimento dos pequenos empreendedores. Hoje vim em busca de atendimento para fazer minha declaração anual e me regularizar para o ano de 2026”, compartilha o microempreendedor, que recebe atendimento do Sebrae/MS desde a abertura do MEI.
Quem também buscou apoio foi Jesus Flávio Souza da Silva, que procurou o atendimento presencial pela primeira vez na sede do Sebrae/MS em 2026. Mesmo tendo aberto o MEI de forma digital, ele optou pela orientação presencial para regularizar pendências. “Eu abri o meu MEI e fiz tudo pelo celular, e foi muito prático. Eu sou autônomo e precisava de uma garantia. Como tive alguns problemas pessoais, resolvi vir para regularizar minha situação”, conta. Jesus também compartilha intenções para o ano: “Talvez mude de profissão e tenha que alterar o ramo do MEI, mas, no momento, vim apenas me regularizar. O pagamento da MEI Simples vai continuar o mesmo.”
Fátima Alves, que caminhava pelo centro da Capital na manhã desta segunda-feira, aproveitou o retorno das atividades presenciais para encerrar um negócio antigo. “Eu estou aqui para regularizar o meu MEI porque fechei a empresa e então vou regularizar para continuar pagando. Como já estava pensando nisso desde o ano passado e sonhando com outros projetos, aproveitei que estava por perto e vim”, declara a empreendedora, que decidiu iniciar 2026 com novos planos.
Serviço

Entre os serviços procurados, a maior parte envolve regularização da empresa para manter as obrigações em dia.
Grande parte dos serviços do Sebrae/MS também está disponível on-line, permitindo que empreendedores acessem orientações e conteúdos sem a necessidade de deslocamento. No portal da instituição, há cursos gratuitos na modalidade de Ensino a Distância (EAD), com temas como Gestão Financeira e Marketing Digital, além de materiais voltados para quem deseja abrir um novo negócio ou aprimorar a gestão.
O atendimento presencial está disponível das 8h às 17h na sede e no Sebrae Parati/Aero Rancho, em Campo Grande; e das 8h às 12h e das 14h às 17h nas unidades do interior do estado. O público também pode sanar dúvidas pela Central de Relacionamento do Sebrae, pelo telefone 0800 570 0800.
Unidades Sebrae em Mato Grosso do Sul
Bonito
Sebrae Bonito e Polo Sebrae de Ecoturismo (Cel Pilad Rebua, 2480)
Campo Grande
· Sede (Av. Mato Grosso, 1.661)
· Sebrae Parati/Aero Rancho (R. da Divisão, 545)
Corumbá
Centro Sebrae Pantanal (Av. Rio Branco, 1180)
Coxim
Sebrae Coxim (Av. Salgado Filho, 105)
Dourados
Sebrae Dourados (R. Pres. Kenedy, 855)
Três Lagoas
Sebrae Três Lagoas (R. Zuleide Pérez Tabox, 826)



















