Caso a população não respeite as medidas sanitárias, Município terá que apelar para medidas mais restritivas
Novo decreto promulgado na última sexta-feira (15), determina a prorrogação do toque de recolher das 22h às 5h até o dia 1º de fevereiro no Município de Ribas do Rio Pardo. A medida foi tomada após reunião do Comitê de Saúde Municipal de enfrentamento e prevenção à Covid-19 realizada na quarta-feira (13).
Atualmente, o Município encontra-se na bandeira laranja clara de transmissão da doença, isso significa que apenas atividades essenciais e não essenciais de baixo e médio risco devem funcionar.
De acordo com a Secretária de Saúde, Carolina Bergo Domingues, é necessário que a população Rio-pardense respeite as medidas sanitárias, caso não o Município terá que adotar medidas mais rígidas e restritivas, como parar as atividades não essenciais, para evitar a propagação da doença. A secretária lembra, inclusive, que o Município depende dos leitos de UTIs da Capital, Campo Grande, que estão com 80% de ocupação.
Segundo o último boletim epidemiológico divulgado na última sexta feira pela Secretaria Municipal de Saúde, Ribas do Rio Pardo tem 490 casos e 5 mortes confirmadas de COVID-19.

COMO PREVENIR O CORONAVÍRUS?
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, ou higienizar as mãos com álcool em gel.
- Não tocar nos olhos, no nariz ou na boca com as mãos não higienizadas.
- Evitar aglomerações ou lugares fechados.
- Quando sair de casa, utilizar máscara o tempo todo cobrindo nariz e boca, evitando pôr a mão na região frontal da máscara.
- Evitar rodas de tereré e narguilés.
- Manter uma distância segura de pessoas que estejam tossindo ou espirrando.
- Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir.

SAIBA QUAIS SÃO OS SINTOMAS
- Tosse seca e coriza
- Febre
- Dificuldade em respirar ou falta de ar
- Cansaço
- Diminuição do apetite
- Perda de olfato e paladar
- Diarreia
Caso apresente esses sintomas, procure o ESF Habib Fahed, localizado na Rua Carlos Anconi, Jardim Vista Alegre, ao lado do SIMTED, ou entre em contato pelo Whatsapp : 3238-1990
Se puder, fique em casa!











