Seguem abertas até o dia 25 de maio as inscrições para o concurso público destinado à carreira de técnico-administrativo em educação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Os interessados devem se inscrever por meio da página da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), responsável pela organização do processo seletivo.
Ao todo, são ofertadas 48 vagas distribuídas entre a Cidade Universitária, em Campo Grande, e os câmpus da UFMS localizados em Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas e no Pantanal.
Há oportunidades para candidatos com ensino médio completo ou profissionalizante e para quem possui formação superior. Do total de vagas, 28 são para o cargo de assistente em administração. Também estão disponíveis sete vagas para técnicos de laboratório nas áreas de Biologia, Física, Química, Matemática e Geoprocessamento, além de três para técnicos em enfermagem.
Para os cargos de nível superior, são três vagas para analista de tecnologia da informação; duas para psicólogo e médico; e uma vaga cada para zootecnista, auditor, bibliotecário-documentalista e engenheiro agrônomo.
Segundo Karina Nascimento, diretora de Desenvolvimento Pessoal e Profissional da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e presidente da comissão organizadora do concurso, a iniciativa reforça o programa UFMS em Ação, voltado à recomposição do quadro técnico-administrativo da instituição. “A ampliação do quadro contribuirá de forma significativa para o desenvolvimento institucional, promovendo maior eficiência na gestão universitária e melhores condições para o atendimento à comunidade acadêmica e à sociedade sul-mato-grossense”, afirma.
Karina destaca ainda que o concurso integra um conjunto de medidas da atual gestão da UFMS. “A Universidade reafirma seu compromisso com a valorização das pessoas, a inovação como motivo de transformação social e a sustentabilidade como princípio orientador de suas ações”, completa.
Atualmente, a UFMS conta com 1.216 servidores técnicos-administrativos de classes A a D, com escolaridade mínima entre ensino fundamental e médio, e 533 técnicos de classe E, com exigência de formação superior. Entre 2016 e 2024, sete concursos foram realizados, resultando na nomeação de 864 novos servidores.
Inscrição e provas
Para participar, os candidatos devem preencher o formulário de inscrição on-line e pagar uma taxa de R$ 120 até o dia 26 de maio. A isenção da taxa pôde ser solicitada até 30 de abril por candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico) e doadores de medula óssea registrados em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
A prova objetiva será aplicada no dia 8 de junho, com caráter eliminatório e classificatório. O exame contará com 60 questões de múltipla escolha nas áreas de língua portuguesa, língua inglesa, legislação, raciocínio lógico e conhecimentos específicos da função escolhida. O resultado final deverá ser homologado no dia 16 de julho.