Durante a manhã desta sexta-feira (3) a PF (Polícia Federal) realizou ações na segunda fase da Operação Fom’ale, que mira em grupos que atuam como coiotes realizando a travessia de haitianos pela trilha popularmente conhecida como ‘Trilha do Gaúcho’, localizada na divisa da Bolívia com Corumbá.
Hoje são cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e ainda mais cinco de prisão, com expedição feita pela 1ª Vara Federal de Corumbá.
Após investigações, a polícia descobriu que os coiotes utilizavam os períodos da manhã e da noite para conduzir os migrantes ilegais até a rota, sendo que em sua maioria são mulheres grávidas e crianças. Já na trilha os haitianos eram auxiliados por pessoas intituladas de ‘carregadores’, com a função de guia-los pelo caminho e ajuda-los com suas malas em troca de pagamentos exorbitantes.
Muitos haitianos já foram abandonados na rua quando os criminosos percebiam movimentação policial.
Os suspeitos poderão responder pelos crimes de organização criminosa, além de migração ilegal.
Título da operação
Fom’ale se refere a uma expressão no idioma Creole, falado no Haiti, que seria “preciso ir embora”, o que faz uma alusão a vontade destas pessoas de deixarem seu país na busca por melhores oportunidades em países vizinhos.