27/01/2017
Segurança Pública abre sindicância para apurar possíveis irregularidades
No dia em que o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração Penitenciária (Agepen) de Mato Grosso do Sul, Ailton Stropa, foi alvo de operação do Grupo Especial de Atuação ao Crime Organizado (Gaeco) e teve o celular apreendido, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) instaurou, nesta sexta-feira (27), um procedimento administrativo para apurar eventuais irregularidades na agência.
A informação consta em uma nota oficial divulgada pelo governo do estado. Stropa nega envolvimento no esquema investigado pelo Gaeco.
Sete mandados de busca e apreensão tendo como alvos Ailton Stropa, a Diretoria de Assistência Penitenciária (DAP), a chefia da Divisão de Estabelecimentos Penais (DEP), a Diretoria de Operações (DOP) e a chefia de Divisão de Trabalho foram cumpridos pela operação Girve.
O Gaeco investiga ilegalidades que teriam sido praticadas durante Treinamento para Intervenção Rápida, Contenção, Vigilância e Escolta do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul, direcionado a agentes penitenciários, ocorrido em abril de 2016, em Campo Grande.
Confira na íntegra a nota do governo do estado:
“Diante das operações deflagradas pelo Ministério Público Estadual, o Governo do Estado informa que acompanha, considera importante e respalda a ação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) na apuração de denúncias ou qualquer indício de irregularidade e práticas criminosas no âmbito da administração pública.
Reafirma, também, a adoção de todas as ferramentas de fiscalização, combate à corrupção e ações de transparência, para fiel cumprimento das leis e respeito à sociedade, medidas que estão em curso com a implementação da Controladoria Geral do Estado com atribuições de auditoria, correição, ouvidoria e controle social.
Informa, ainda, que a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) instaurou procedimento administrativo para apuração de eventuais ilícitos e/ou irregularidades no âmbito da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), sem prejuízo dos desdobramentos judiciais.
Governo do Estado de Mato Grosso do Sul”
G1












