Base Móvel da Guarda Civil Metropolitana (GCM) chega nesta quinta-feira (10) na Vila Fernanda, em Campo Grande. A prefeita Adriane Lopes estará presente no lançamento, às 8 horas. A unidade ficará estacionada por 15 dias na esquina da Rua Guavival com a Francisco Antônio de Souza, com o objetivo de intensificar a segurança na região por meio de rondas e ações integradas.
O projeto conta com um ônibus totalmente equipado, viaturas, motocicletas e equipes especializadas da GCM. A primeira edição deste ano ocorreu no Bairro Mata do Jacinto, e a expectativa é que a Base Móvel percorra todas as sete regiões da capital, conforme realizado em 2024.
Entre as operações previstas estão a Operação Saturação, que atua na redução da criminalidade por meio de patrulhamento preventivo, repressivo e abordagens estratégicas, e a Operação Ferro Velho, que realiza fiscalizações para coibir a comercialização irregular e o furto de cobre — material muito visado em crimes na cidade.
Além disso, equipes da Patrulha Maria da Penha, Trânsito e Patrulha Ambiental estarão presentes, promovendo averiguações, ações preventivas e repressivas em parceria com outras forças de segurança.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Campo Grande em ampliar a sensação de segurança nas comunidades, com ações coordenadas e presença constante da Guarda Civil Metropolitana nas regiões da cidade.