24.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 10 de novembro, 2025
spot_img

Sem responder mais ao tratamento quimioterápico, Pelé está sob cuidados paliativos

Em meio a uma Copa do Mundo e com a Seleção Brasileira avançando para as oitavas de final, o melhor jogador deste esporte de todos os tempos, Pelé, joga contra a sua própria saúde. O quadro clínico do ex-jogador, de 82 anos, é grave. O Rei do Futebol está internado desde a última terça-feira (29) no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP), tratando de problemas derivados de um câncer no intestino.

Neste sábado (03), o jornal Folha de SP publicou uma reportagem afirmando que ele já não responde mais ao tratamento quimioterápico que vinha fazendo desde setembro deste ano e que agora, sem outras alternativas, está recebendo apenas os cuidados paliativos, que são procedimentos feitos em pacientes com doenças ou condições progressivas, com o intuito de dar conforto e aliviar dores e outros sintomas.

Pelé luta desde o início de 2022 contra metástases no intestino, no pulmão e no fígado. Na última terça, ele apresentou um quadro de anasarca (inchaço generalizado), síndrome edemigêmica (edema generalizado) e insuficiência cardíaca descompensada. Através de um boletim médico divulgado na sexta-feira (2), o hospital informou que Pelé teve diagnosticado broncopneumonia, inflamação em estruturas pulmonares como brônquios e alvéolos, que tem sido tratada com antibióticos.

“O ex-jogador segue com quadro estável, em quarto normal e com melhora geral no seu quadro de saúde. mas seguirá internado nos próximos dias.”, diz o boletim médico.

Pelas redes sociais, a última postagem feita no perfil oficial do Rei do Futebol foi exatamente um dia antes de sua internação, na segunda-feira (28), mais precisamente após o primeiro tempo do duelo entre Brasil e Suíça pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo, na qual a seleção venceu por 1 a 0 com gol de Casemiro.

Fale com a Redação