23.8 C
Campo Grande
terça-feira, 18 de novembro, 2025
spot_img

Semana do Campo destaca identidade rural e tecnologia na educação básica

A Semana das Escolas do Campo, que ocorre de 17 a 19 de novembro de 2025, tem como tema “Ciência e Tecnologia que Alimentam o Brasil”. O evento busca levar as inovações mais atuais do campo para estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino (Reme).

Fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG), a principal proposta da iniciativa é valorizar o protagonismo das escolas do campo. O evento promove o intercâmbio de experiências e saberes, com foco no papel da ciência e da tecnologia na produção de alimentos e no desenvolvimento sustentável do Brasil.

Com foco na valorização da identidade dos estudantes do campo, a Semed tem adotado uma pedagogia ativa, que integra teoria e prática.

“Estamos trabalhando com um currículo adaptado para a escola do campo, que mantém a matriz curricular e o nível de ensino equivalentes aos das áreas urbanas, mas leva em consideração as particularidades do contexto rural”, afirmou o secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt.

“Nosso objetivo não é apenas preparar os alunos para a educação básica, mas também trazer a identidade do campo”, completa.

Ele também destaca o investimento de R$ 18 milhões na agricultura familiar, que elevou para 45% a compra de alimentos da merenda escolar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Esse é um passo importante para valorizarmos o pequeno agricultor”, finaliza.

Analice Talgatti, chefe da Divisão dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio, explica que “as palestras foram organizadas para que os professores pudessem absorver esse conhecimento e transmiti-lo aos alunos, ligando o conteúdo ao currículo das escolas do campo”. O objetivo é proporcionar aos alunos condições para tomar suas próprias decisões, seja na vida rural ou urbana.

Semana do Campo destaca identidade rural e tecnologia na educação básica

Marta Vargas, professora da Escola Municipal Darthesy Novaes Caminha, enfatiza a importância dessa troca. “É um apoio que recebemos para fortalecer os conhecimentos rurais”. Ela também ressalta que o evento ajuda a mostrar que “o campo não está associado a coisas antigas e defasadas, mas sim a tecnologia, produtividade e riqueza”.

Semana do Campo destaca identidade rural e tecnologia na educação básica

O presidente do Sindicato Rural, Eduardo Monreal, agradece a parceria com a Semed e incentiva os professores. “Nenhuma mudança acontece sem a aquisição de conhecimento, pois este é o motor da transformação. Estamos travando uma batalha contra o mau uso da tecnologia que resulta em informações fúteis e rasas, que não fixam o aprendizado na mente”, disse ele citando um estudo do MIT (Massachusetts Institute of Technology), sobre o baixo engajamento cerebral de alunos que usaram Inteligência Artificial para escrever redações. O presidente defendeu que, para avançar na educação, “o foco não deve ser apenas nas melhorias externas, como salário ou reformas de carteiras, mas sim na transformação interna do aluno”.

Semana do Campo destaca identidade rural e tecnologia na educação básica

Programação

O primeiro dia da Semana, na segunda-feira (17/11) foi dedicado aos Painéis de Palestras Temáticas para professores das escolas do campo, realizados no Sindicato Rural de Campo Grande.

Nesta terça-feira (18/11) so tema erá voltado para a formação continuada dos professores e a montagem das exposições dos alunos. Por fim, na quarta-feira (19), ocorrerá a IX Expocampo, uma mostra dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos das escolas do campo da Reme durante o ano de 2025. O evento também contará com uma apresentação teatral que narra a história da agricultura de forma lúdica.

Fale com a Redação