Semana encerra sem atualização da pandemia em Mato Grosso do Sul

362
Unidade de saúde Sus (Foto: Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil)

A semana se encerra nesta sexta-feira (17), totalizando sete dias sem novas informações sobre as condições da pandemia de coronavírus em Mato Grosso do Sul, a situação vem se perdurando a uma semana não somente no estado, bem como em todas as regiões do país após um ataque Haker atingir diversos sistemas do Ministério da Saúde.

Os boletins divulgados religiosamente todas as segundas, quartas e sextas-feiras seguem suspensos e por consequência as lives de divulgação e orientação apresentada três vezes na semana por autoridades da saúde no MS, também não estão sendo realizadas.

Com as interferências no sistema, os municípios ficaram impossibilitados de lançar os dados nas plataformas que auxiliavam na composição dos boletins.

Contribuindo para um clima de incertezas na área da saúde, casos de influenza tem se alastrado por várias regiões do Brasil, fazendo com que um alerta viral se espalhe. Campo Grande é um das capitais que já montou estratégia para o combate a gripe e nesta sexta (17) anunciou disponibilização de doses contra a influenza em barreiras sanitárias instaladas no aeroporto e na rodoviária.

Já a SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou ao Enfoque MS por meio de nota que vem orientado os trabalhadores da saúde a realizarem registros manuais da sub notificação de casos gripais até que possa ser reestabelecido o sistema digital.