Com a nova unidade industrial Suzano, que já começou a ser instalada no município de Ribas do Rio Pardo, região noroeste de MS, a demanda por mão de obra qualificada na região deverá aumentar significativamente nos próximos anos. Pensando nisso, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e a empresa, já debateram e definiram quais serão os cursos prioritários de formação profissional na cidade, a 97 km de Campo Grande. Uma reunião foi realizada nesta quinta-feira (12), entre a instituição e a multinacional, onde foi iniciada a estruturação do cronograma de oferta desses cursos.
Segundo o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, o objetivo da reunião foi acelerar o início das formações. “Queremos encurtar os prazos de início, haja vista a demanda existente tanto no município de Ribas do Rio Pardo como para o funcionamento da Suzano. Tivemos o prazer de conhecer o gerente da planta, que nos deu muita tranquilidade a esse processo, destacando a importância da parceria com o Senai para as operações da nova fábrica”, apontou o dirigente.
Para o gerente industrial da Suzano, Leonardo Mendonça Pimenta, que será o responsável pela nova planta, a reunião foi o primeiro passo para transformar positivamente a vida da comunidade. “Por meio da educação de meninos e meninas de Ribas do Rio Pardo, vamos possibilitar uma vida mais digna à população”, disse.
Pimenta explicou ainda que foram definidos com o Senai os cursos prioritários para a demanda da comunidade e da Suzano. “Iniciamos a estruturação dos cronogramas para que esses cursos ganhem formato e comecemos o mais rápido possível. A previsão é de iniciarmos os trabalhos já em outubro”, explicou o gerente.
Cursos já definidos
Entre os cursos que serão oferecidos, destacam-se técnico em química, técnico em eletroeletrônica, técnico em mecânica, técnico em papel e celulose, além de uma série de formações voltadas para a área florestal. “Essas são as formações que vão atender a indústria, mas sabemos que precisamos ter um olhar global e deveremos ter cursos para formar cozinheiros, por exemplo”.
Na avaliação do prefeito, que também se encontrou com os representantes do Senai e da Suzano, o município deve se desenvolver ainda mais com a presença das duas empresas. “O Senai é uma instituição que tem uma credibilidade significativa, com cursos de qualidade e um corpo técnico altamente qualificado. Forma profissionais em várias áreas a sua importância está em gerar renda aos nossos trabalhadores, com uma qualificação que com certeza abrirá muitas portas e mudando o perfil de nossa mão de obra”.
Fonte: Ascom Fiems / Senai




















