Em 2025, o Senar/MS levou cuidado, prevenção e dignidade a regiões onde o acesso é difícil, o caminho é longo e a presença de serviços de saúde nem sempre chega. Das águas da Nhecolândia às estradas que cortam o interior sul-mato-grossense, os programas Saúde do Homem e da Mulher Rural e Sorrindo no Campo alcançaram diversas comunidades para garantir que famílias inteiras recebessem atendimento de qualidade.
Ao longo deste ano, mais de 10 mil pessoas foram atendidas pelo programa Saúde do Homem e da Mulher Rural, somando mais de 52 mil atendimentos já realizados desde a criação da iniciativa. Em 2025, foram promovidas mais de 200 edições, chegando a 40 municípios do estado.
Mas esses resultados vão além dos números, eles representam diagnósticos precoces que mudaram histórias, vacinas que protegem famílias, exames que identificaram lesões antes que se agravassem e cuidados ginecológicos e urológicos que preveniram doenças silenciosas.
Em comunidades rurais, muitas vezes distantes e isoladas, cada ação representou a chance de acessar consultas e exames que raramente fazem parte da rotina dos trabalhadores do campo. E, para 2026, a expectativa é ampliar ainda mais esse alcance. Segundo o responsável pelos programas de saúde do Senar/MS, Lucas Gottardi, seis novos municípios, que ainda não haviam sido contemplados em ciclos anteriores, já estão no calendário preliminar para receber o projeto.
“O programa também ampliou a oferta do serviço de oftalmologia, uma das nossas maiores demandas, passando de 35 para 105 vagas, reforçando o nosso compromisso com a melhoria do acesso à saúde no meio rural”, destaca. Além do aumento de vagas, a coleta de biópsia de pele realizada este ano em apenas 10 municípios deve ser expandida, acelerando diagnósticos e fortalecendo a prevenção.
As ações realizadas no interior do estado reforçam a estratégia da instituição de promover a saúde do homem e da mulher rural, garantindo acesso a serviços essenciais e contínuos. “Além dos atendimentos clínicos, o Programa investe fortemente em ações educativas voltadas à prevenção de doenças, fortalecendo a autonomia das comunidades rurais por meio de orientações práticas e acessíveis”, completa.
Sorrindo no Campo
Já o Sorrindo no Campo, realizou quase 5 mil atendimentos, em 80 eventos em 62 municípios diferentes, levando atendimentos odontológicos que devolveram conforto, saúde e autoestima para a população do campo. Para 2026, o objetivo é ampliar ainda mais os cuidados de saúde bucal no meio rural.
O coordenador do programa explica que dois projetos pilotos serão aplicados para a população: Inclusão do tratamento de canal e educação em saúde bucal para as escolas. As duas iniciativas serão testadas em cinco municípios, selecionados conforme estrutura, demanda e cronograma da instituição.
A inclusão do tratamento endodôntico tem como objetivo permitir que produtores rurais e seus familiares possam realizar tratamento de canal diretamente nas ações do Sorrindo no Campo. “Essa ampliação é uma demanda frequente dos atendimentos e representa um avanço significativo para evitar perdas dentárias e melhorar a qualidade de vida das famílias atendidas.”
As ações educativas serão voltadas para as crianças em escolas das zonas rurais do interior do estado. “As atividades irão incluir palestras simples e práticas sobre higiene bucal, escovação correta e prevenção de cáries, reforçando o cuidado com a saúde desde cedo”, explica Gottardi.
O objetivo dos projetos é avaliar os resultados, medir o impacto das ações para que posteriormente essas ações sejam ampliadas para outras regiões do Estado. “Essas novidades reforçam o nosso compromisso com o cuidado das famílias rurais, oferecendo serviços de saúde cada vez mais completos, acessíveis e transformadores”.
O ano termina, mas o compromisso do Senar/MS com a saúde, a prevenção e o bem-estar das famílias rurais permanecem firme e segue ainda mais forte para 2026.




















