34.8 C
Campo Grande
sábado, 4 de outubro, 2025
spot_img

Senar/MS reforça mão de obra qualificada com a formatura de 154 técnicos

Na manhã desta sexta-feira (3), o Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, em Campo Grande, foi cenário de um momento marcante para 154 alunos dos cursos técnicos do Senar/MS: a tão aguardada colação de grau. A cerimônia celebrou a conclusão das turmas de Agronegócio, Zootecnia, Agropecuária, Fruticultura e Florestas, com foco na qualificação para o setor agropecuário.

A solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do Sistema Famasul, permitindo que familiares, amigos e comunidade escolar acompanhassem esse passo importante na trajetória dos formandos.

Segundo o superintendente do Sistema Famasul, Lucas Galvan, a cerimônia representa mais um marco na missão da instituição:

“É uma alegria celebrar a formatura de mais de 150 alunos do Senar/MS, com destaque para a participação feminina, que representa a maioria nesta turma. Nossos alunos conquistaram, neste ano, o 3º lugar na Olimpíada Brasileira de Agropecuária, resultado que reforça a qualidade do nosso ensino. Na próxima semana, abrimos inscrições para 2026 com a novidade do curso Técnico em Segurança do Trabalho. Seguimos firmes na missão de qualificar e transformar vidas no agro”, celebrou.

Representando a Embrapa Gado de Corte, o chefe-geral Antônio do Nascimento Ferreira Rosa (Toti) também deixou sua mensagem aos formandos:

“Para nós, da Embrapa Gado de Corte, é uma honra ter o Senar aqui conosco. O conhecimento não tem valor se ficar apenas guardado nos computadores, e vocês nos ajudam a levá-lo até o campo. Parabenizo os formandos e o Senar por essa missão tão especial para a agropecuária brasileira.”

Além do chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, estavam presentes nesse momento tão importante para os alunos o diretor-tesoureiro da Famasul, Frederico Stella; a diretora técnica do Senar/MS, Mariana Urt; a diretora administrativa e financeira do Senar/MS, Milene Nantes; o diretor do Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, Gustavo Cavalca; o presidente do Sindicato Rural de Costa Rica, Eloy Bortolini e a diretora do Sindicato Rural de Campo Grande, Cláudia Novaes, que representou o presidente, José Eduardo Duenhas Monreal.

Hoje, o estado conta com 17 polos de ensino técnico vinculados ao Senar/MS localizados em Anastácio, Aparecida do Taboado, Angélica, Campo Grande (Sindicato Rural e Centro de Excelência), Chapadão do Sul, Camapuã, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Ivinhema, Maracaju, Sidrolândia e Três Lagoas.

Além de promover formação técnica de qualidade, o Senar/MS contribui diretamente com a empregabilidade no setor rural.

A formação oferecida pelo Centro de Excelência vai além do ensino em sala de aula. Os conteúdos abordam desde técnicas de manejo, produção animal, gestão de propriedades rurais, até temas como sustentabilidade e inovação no campo.

Ana Kecia Freitas Dantas, do curso técnico em Zootecnia, representou a turma e prestou uma homenagem aos coordenadores e professores dos polos.

“Não podemos deixar de reconhecer o trabalho dos coordenadores, pelo acolhimento e pelo compromisso em nos preparar para o mundo real. Hoje, ao olhar para trás, enxergamos mais do que conteúdos aprendidos, vemos a força de pessoas que acreditaram no nosso potencial. E isso estará presente em cada passo que dermos daqui para frente”, celebrou.

Os cursos técnicos do Senar/MS têm duração de dois anos e são ofertados nas modalidades presencial e semipresencial.

Com 1.475 profissionais formados desde 2015, o Senar/MS vem se consolidando como referência em educação técnica voltada para o campo. A criação do curso de Agronegócio foi o primeiro passo.

Em 2018, com a inauguração do Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, as possibilidades de formação se ampliaram, alcançando mais estudantes e levando conhecimento a diferentes regiões de Mato Grosso do Sul.

Para ingressar em um curso técnico do Senar/MS, acesse o site oficial na época de abertura das inscrições, leia atentamente o edital do processo seletivo, que detalha o período de inscrição e os requisitos, preencha o formulário online usando seu CPF e siga as instruções para realizar a inscrição e participar do processo de seleção.

Fale com a Redação