35.8 C
Campo Grande
sábado, 20 de setembro, 2025
spot_img

Sereia encanta visitantes em ação pelo Dia Mundial da Limpeza no Bioparque

O Bioparque Pantanal, em Campo Grande, se transformou neste sábado (20) em palco de conscientização ambiental e magia para as crianças. A principal atração foi a presença de uma sereia, interpretada por Giuliana Ferreira, 29 anos, mergulhadora profissional e bióloga. O nado encantou o público e marcou a programação especial em alusão ao Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day).

O evento, realizado em parceria com o SEAC-MS (Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação), contou com entrada gratuita mediante agendamento e reuniu atividades educativas voltadas para toda a família. Entre elas, oficina de origami com papel reutilizado, espetáculo teatral “Cidade Invertida” com a Trupe do Reino, além de palestras e tótens informativos espalhados pelo espaço, destacando a importância da reciclagem e da decomposição dos resíduos na natureza.

Sereia encanta visitantes em ação pelo Dia Mundial da Limpeza no Bioparque

“É muito legal poder transmitir isso para as crianças, estimular a criatividade e a imaginação. Muito emocionante”, disse Giuliana após a apresentação.

Além do público geral, o Bioparque recebeu cerca de 50 alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Terenos, que aproveitaram a manhã para conhecer os tanques repletos de espécies aquáticas do complexo. A expectativa da organização era mobilizar até 2 mil pessoas.

Durante o evento, também foi realizado o descarte de eletrônicos na recepção do Bioparque. Segundo Daniel Felício, presidente do SEAC-MS, a ação teve como objetivo reforçar a importância do manejo correto de resíduos. “O ponto principal é conscientizar as crianças sobre a sustentabilidade. Trabalhamos de forma preventiva para agredir menos o meio ambiente”, destacou.

A diretora-geral do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri Mariano de Souza, ressaltou que a iniciativa faz parte do programa “ESG Bioparque”, que reforça o compromisso com práticas ambientais. “Cada uma dessas ações é uma semente que plantamos para inspirar um futuro de práticas mais sustentáveis, dentro e fora do Bioparque”, afirmou.

Visitantes também elogiaram a programação. A aposentada Flor de Carvalho, 74 anos, levou a neta e três amigas da menina e destacou a qualidade do espaço. “Conheço o aquário de Dubai e o de Ålesund, na Noruega, mas nenhum se compara ao de Campo Grande. O nosso aquário dá de dez a zero nos deles”, disse.

O Dia Mundial da Limpeza é celebrado em mais de 190 países e busca conscientizar sobre a necessidade de preservar o meio ambiente com pequenas mudanças nos hábitos diários.

Fale com a Redação