No dia 1º de julho de 1976, Manoel Oscar Mendes começou a trabalhar como servidor público concursado na Câmara Municipal de Campo Grande. Hoje, ele é o servidor que está há mais tempo em atividade na Casa de Leis. Na sessão desta quinta-feira, dia 28, Oscar foi homenageado pelos vereadores, recebendo a Medalha Dr. Arlindo de Andrade Gomes, concedida pelos relevantes serviços prestados ao Município de Campo Grande.
“Para mim, é uma satisfação muito grande receber ainda em vida uma homenagem desta magnitude porque estou na Câmara há 49 anos. Comemoramos recentemente o aniversário de 126 anos de Campo Grande e eu estou aqui há 49 anos, ajudando a construir o nome deste Casa e do Município de Campo Grande”, ressaltou Oscar Mendes, ao lado de familiares.
Ele ressaltou no seu trabalho a assessoria técnica para os vereadores. “Eu sempre me preocupei com a excelência da atividade do Município de Campo Grande, dos vereadores. Eu sempre ajudava a elaborar proposições que tivessem como viés a atividade econômica do Município. Talvez seja esse o gargalo que eu abracei e que trouxe uma certa evidência no campo do processo legislativo”, disse Oscar Mendes.
O vereador Epaminondas Neto, o Papy, presidente da Câmara Municipal, ressaltou a importância do trabalho de Oscar e de todos os servidores. “Nossos servidores aqui são o grande patrimônio da Casa. Eles representam a personalidade da Câmara de Vereadores. O servidor de carreira é basicamente aquela pessoa que dá o espírito, a essência do órgão público. Hoje, a Câmara fez uma singela homenagem ao Oscar Mendes, pelos seus 49 anos de serviços prestados na Casa de Lei. A história dele se mistura com a Câmara”, afirmou Papy.
O vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão, primeiro-secretário da Casa de Leis, ressaltou que é muito justa a homenagem a Oscar Mendes. “Ele tem 49 anos de trabalho em prol do Legislativo, fazendo leis, trabalhando diariamente aqui, sempre defendendo o Legislativo. Ele tem uma história no Poder Legislativo. O Poder Legislativo deve muito ao Oscar Mendes, e essa homenagem da Mesa Diretora a ele é uma homenagem muito justa”, disse.
Currículo – Em 1976, Manoel Oscar Mendes prestou concurso para a única vaga do cargo de Agente Legislativo da Câmara Municipal, tendo sido aprovado em 1º lugar. No início de sua carreira, foi responsável pela confecção das Atas das sessões da Câmara. Ele já foi Diretor Geral, Diretor Financeiro, Coordenador Geral do Departamento Legislativo e Diretor Administrativo. Atualmente, trabalha na Procuradoria Jurídica.
A honraria foi concedida pelo Decreto Legislativo n° 3.398/2025, de autoria da Mesa Diretora, aprovado por unanimidade.