Estudantes da 2ª série do Novo Ensino Médio e da 3ª série do Ensino Médio Regular da Escola do Sesi de Campo Grande aprenderam em uma aula prática técnicas para escrever microcontos, um gênero textual novo e desafiante. A atividade foi desenvolvida de forma remota em aula por chamada de vídeo.
A oficina foi ministrada pela professora da disciplina de linguagens, Flávia Barros de Andrade, que trouxe o passo a passo de técnicas de escrita para a produção de microcontos, com o mínimo de recursos e o máximo de efeitos, inspirado em caracteres de tweets e na velocidade que as redes sociais exigem para todos hoje em dia.
A professora explica que esse tipo de atividade ajuda a desenvolver a criatividade e percepções sociais dos estudantes. “A criatividade deve ser permanente em toda aula, pois alunos que produzem com suas próprias palavras são também aqueles que se engajam, observam a realidade, pensam por outro lado, analisam os fatos e criticam os desvios. Esse é o perfil de estudante que desejamos traçar”, explicou Flávia Andrade.
Miniconto, ou microconto, ou nanoconto, é uma espécie de conto muito pequeno, produção esta que tem sido associada ao minimalismo. De forma criativa e bem simples os microcontos possuem o desafio de propor reflexões maiores, em poucas palavras.
Com base nos conceitos de Marcio Merkendorf e Adriano Salvi, pesquisadores e produtores de microcontos no Brasil, a professora organizou uma exposição sobre micro literatura e suas características, explorando aos poucos as estratégias na leitura conjunta com os alunos, além de testar seus entendimentos por exercícios de releitura e deslocamento dos textos.
Após desenvolverem habilidades necessárias, alunos criaram microcontos a partir de temas que observaram em seu cotidiano, com um olhar mais atento ao “pouco que é dito” e às ambiguidades vivenciadas. Para o estudante da 3ª série do Ensino Médio a oficina foi surpreendente. “É uma forma divertida de trabalhar a produção de texto, escrita e criatividade”, completou.
As produções e exposições foram em tempo real, resultando em um mural de microcontos dos jovens. O aluno da 2ª série do Ensino Médio, Arthur Correa Gonçalves Rocha, que também participou da oficina contou que aprendeu um novo formato textual e adorou a aula. “A oficina foi ótima, com um bom conteúdo adicional para enriquecer nossa formação”, finalizou o estudante.