Sesi lança campanha para vacinar 18 mil trabalhadores da indústria contra a gripe em MS

10
Foto: A. Frota

O Sesi está lançando a campanha de vacinação contra a gripe em Mato Grosso do Sul. O foco principal são os trabalhadores da indústria e seus dependentes. Ao todo, 18 mil doses deverão ser aplicadas.

A vacina é do tipo quadrivalente, que protege contra H1N1, H3N2, Influenza B e dois tipos da Cepa B. É aplicada em dose única por profissionais qualificados.

Ao contratar o serviço, as indústrias agendam a data para que o Sesi vá até o local de trabalho e vacine seus colaboradores. Despesas com equipe técnica, transporte e material para a aplicação (seringas, agulhas e outros itens) estão incluídas no pacote.

A enfermeira do trabalho do Sesi Patrícia Delevatti reforça as vantagens desse serviço para empresas e colaboradores. 

“O primeiro ganho é o tipo de vacina que o Sesi oferece, onde estão presentes as variantes dos vírus que mais atingiram a população no ano passado. A vacina quadrivalente previne que a pessoa contraia formas graves da doença, como pneumonia. Isso diminui a ocorrência de afastamentos devido à gripe, então a indústria vai contar com seus colaboradores saudáveis e imunizados em sua linha de produção. Além disso, o Sesi vai até a indústria, garantindo a vacinação do maior número possível de pessoas e evitando que o colaborador tenha de se deslocar a uma unidade básica de saúde”, explica. 

A previsão de início do gesto vacinal é a primeira quinzena de abril em Campo Grande e a segunda quinzena de abril nas demais cidades do interior de Mato Grosso do Sul. A campanha deve se estender até agosto. 

Faça sua reserva e garanta a vacinação de seus colaboradores com condições facilitadas e benefícios especiais. As indústrias podem contar com o Sesi pelo telefone 0800 723 7374.

Gripe: Sintomas, complicações e prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe. A constante mudança dos vírus influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra a gripe. Devido a essa mudança dos vírus, é necessário a vacinação anual contra a gripe.

Os principais sintomas da gripe são:

– Febre;

– Dor de garganta;

– Tosse;

– Dor no corpo;

– Dor de cabeça.

Alguns casos podem evoluir com complicações, especialmente em indivíduos com doença crônica, idosos e crianças menores de 2 anos, o que acarreta elevados níveis de morbimortalidade. As complicações mais comuns são:

– Pneumonia bacteriana e por outros vírus;

– Sinusite;

– Otite;

– Desidratação;

– Piora das doenças crônicas;

– Pneumonia primária por influenza, que ocorre predominantemente em pessoas com doenças cardiovasculares (especialmente doença reumática com estenose mitral) ou em mulheres grávidas.