Sistema de Seleção Unificada 2026: veja como se inscrever e garantir vaga

14
(Foto: Gov Federal)

Ao todo, 274,8 mil oportunidades estão disponíveis; candidato pode escolher até duas opções de curso

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2026 chega com a maior oferta de vagas de sua história, reunindo oportunidades em instituições públicas de todo o país e permitindo que estudantes concorram a cursos de graduação de forma gratuita. Com inscrições pela internet entre 19 e 23 de janeiro, o processo promete movimentar candidatos que desejam ingressar na educação superior no próximo ano.

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta semana o edital que estabelece o cronograma, os critérios e as regras da seleção. Ao todo, estão disponíveis 274,8 mil vagas em 7.388 cursos de 136 instituições públicas de educação superior. Cada candidato poderá se inscrever em até duas opções de curso.

Assim como na edição anterior, o Sisu 2026 terá apenas uma etapa de inscrição, reunindo todas as vagas ofertadas para o ano letivo em um único processo. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro, e os aprovados deverão realizar a matrícula a partir de 2 de fevereiro.

Entre as novidades desta edição, o Sisu passa a considerar o melhor desempenho dos candidatos nas três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 e 2025. Para efeito de classificação, será escolhida automaticamente a nota que gerar a melhor média ponderada, observadas as ações afirmativas. Estudantes treineiros ou com nota zero na redação não poderão concorrer.

O edital reforça que apenas candidatos que concluíram o ensino médio podem se inscrever, garantindo equidade e segurança jurídica. Além disso, as vagas oferecidas contemplam cursos com início no primeiro ou segundo semestre de 2026, sendo o semestre de ingresso definido conforme a classificação do candidato no curso desejado.

O Sisu mantém a reserva de vagas previstas na Lei de Cotas e ações afirmativas próprias das instituições. O candidato deverá preencher o cadastro socioeconômico e indicar as modalidades de cotas às quais deseja concorrer. Será permitida a opção por, no máximo, uma ação afirmativa do tipo bônus e uma do tipo reserva de vagas.

Após a chamada regular, os estudantes não selecionados poderão manifestar interesse na lista de espera entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro. As instituições poderão utilizar a lista ao longo do ano para preencher vagas não ocupadas. Eventuais vagas adicionais poderão ser ofertadas mediante aditivo ao termo de adesão, exclusivamente aos inscritos na edição regular do Sisu 2026.

O Sisu foi criado em 2010 e regulamentado em 2012, reunindo vagas ofertadas por universidades e institutos federais, e atualmente é o principal meio de ingresso em cursos gratuitos de educação superior no Brasil.