
Candidatos precisam ficar atentos ao número de vagas e às regras do processo seletivo de cada universidade. Inscrições encerram no dia 18 de fevereiro.
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2022 estão abertas a partir desta terça-feira (15), na página oficial do programa. Os candidatos terão até sexta-feira (18) para fazer a inscrição.
São quase 222 mil vagas para mais de 6 mil cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior. Mais de 84,5% das vagas ofertadas são para as instituições federais (universidades e institutos). Em Mato Grosso do Sul foram ofertadas 4.190 vagas para ingresso em quatro universidades.
Podem participar do Sisu todos os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 e não tiraram zero na redação, com exceção dos que prestaram o Exame sem ter concluído o ensino médio e, portanto, declararam estar na condição de treineiro.
Agora, as inscrições podem ser realizadas pelo Acesso Único, que reúne todas as formas de acesso ao ensino superior promovidas pelo MEC. O novo portal oferece mais informações e praticidade. Na parte superior da home, basta clicar em Sisu para visualizar onde deve ser efetuada a inscrição. Assista ao vídeo com tutorial.
Número de vagas no MS
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) tem 1.079 vagas em 111 cursos da instituição. Desse total, 534 são de ampla concorrência e 545 são destinadas a estudantes de escola pública. Na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) os interessados em uma vaga vão concorrer por 1.142 distribuídas em 58 cursos.
Outras 889 vagas são ofertadas pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), sendo que 437 são da ampla concorrência e 452 para estudantes do ensino público. Dos 48 cursos ofertados pela instituição, 34 vão ter vagas disponíveis no programa.
No Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) são 1.080 vagas em 18 cursos da instituição. Desse número 540 vagas são para ampla concorrência e 540 para estudantes de escola pública.
Passo a passo da inscrição
Ao clicar no botão para se inscrever, o estudante deve inserir os dados do seu Cadastro Único do Governo Federal no acesso.gov.br (login e senha). Quem ainda não tem um cadastro deve providenciá-lo com antecedência.
Ao acessar o Sisu com os dados do gov.br, o interessado deve atualizar, se for o caso, e confirmar seu telefone e e-mail. Depois basta escolher até duas opções de curso. Para começar, clique em “Fazer inscrição na 1ª opção” e repetir esse procedimento para a 2ª opção de curso.
Antes e durante o período de inscrição, o candidato pode explorar as vagas ofertadas, pesquisando por município, instituição ou nome do curso. A consulta das vagas está disponível desde o início de fevereiro.
É importante se atentar à escolha da modalidade de concorrência que possui dois formatos: ampla concorrência e lei de cotas (ações afirmativas).
Após conferir os dados de suas escolhas, curso e modalidade de concorrência bem como se terá a documentação a ser exigida para a matrícula, basta clicar em “Confirmar minha inscrição” para concluí-la.
Sisu
O Sisu é o sistema informatizado do MEC no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção. Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicadas no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Enem.
Cronograma do Sisu
- Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
- Resultado da chamada única: 22 de fevereiro
- Matrícula ou registro acadêmico: 23 de fevereiro a 8 de março
- Manifestação de interesse em participar da lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março
- Resultados da lista de espera: a partir de 10 de março



















