Sisu volta na UFMS como forma de ingresso na Universidade

626

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), anunciou nesta terça-feira (20) uma volta, mesmo que gradual para três cursos, o uso do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Esta é será uma forma de ingresso de alunos na instituição para o segundo semestre deste ano. A universidade, que usou o sistema desde sua criação em 2003, mas parou em 2020, anunciou que oferecerá 64 vagas, mas para ingresso no segundo semestre de 2021. Serão em três cursos de graduação: Dirieto, Engenharia Civil e Pedagogia.

O pró-reitor de Graduação, Cristiano Argemon, explica que o sistema é uma estratégia importante para oferecer oportunidades de estudo a jovens de outros Estados que queiram ingressar na UFMS. “No ano passado, o calendário de provas do Exame Nacional do Ensino Médio e de inscrições no Sisu de verão impossibilitou a nossa adesão. Mas, a partir do segundo semestre voltamos a oferecer vagas para ingresso nos cursos de graduação”, disse Argemon.

Embora o Ministério da Educação não tenha publicado edital com as regras de participação, os perfis oficiais nas redes sociais anunciaram que o período de inscrições é de 3 a 6 de agosto. “Agora, os cursos que disponibilizarão vagas são Direito, Pedagogia e Engenharia Civil”, ratificou o pró-reitor.

De acordo com o pró-reitor, os cursos de Direito, Pedagogia e Engenharia Civil oferecerão vagas, quase que iguais. “Reservamos 50% das vagas para este segundo processo seletivo do Sisu. Serão 24 para o curso de Direito, 20 para Pedagogia e 20 para Engenharia Civil. Todos oferecidos pela UFMS em Campo Grande”, explica Argemon.

Sisu

Sisu volta na UFMS como forma de ingresso na Universidade

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame.

Pode fazer a inscrição, apenas o estudante que participou do último Enem, obteve nota na redação maior que zero e não tenha participado na condição de treineiro. O acesso ao sistema de inscrição do Sisu agora será realizado com Login Único do governo federal, mediante uma conta gov.br.