Após mais de oito horas fora do ar, os sites e sistemas do Governo de Mato Grosso do Sul começaram a ser restabelecidos por volta das 22h desta terça-feira (13). A informação foi confirmada por fontes da Secretaria de Gestão da Informação (SGI), responsável pela central de dados onde o problema teve início.
Apesar do retorno parcial, usuários ainda enfrentam lentidão no acesso a portais e plataformas de órgãos como o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), a Defensoria Pública Estadual e o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS). Equipes técnicas seguem trabalhando na manhã desta quarta-feira (14) para normalizar completamente os serviços digitais.
Durante o período de instabilidade, diversos atendimentos foram impactados. No Detran, os serviços presenciais e por telefone foram suspensos. Na Defensoria Pública, apenas casos de urgência foram atendidos. Já no Hospital Regional, consultas continuaram a ser realizadas, mas os registros precisaram ser feitos manualmente devido à indisponibilidade dos sistemas.
Em nota oficial, o governo estadual informou que a falha foi causada por um problema técnico na rede servidora, sem indícios de invasão ou perda de dados. A SGI também esclareceu que a instabilidade tem origem em uma base nacional e já se arrasta desde a última segunda-feira (12).
Como medida paliativa, será prorrogada a validade de recibos vencidos que não puderam ser pagos durante o período de instabilidade. O governo recomenda que os usuários continuem acompanhando os canais oficiais para atualizações sobre o restabelecimento dos serviços.