A Câmara Municipal de Campo Grande, em parceria com o Instituto Sangue Bom, promove na quarta-feira (3) o lançamento da campanha “Campo Grande é Sangue Bom!”, voltada à conscientização e incentivo à doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea.
O evento, organizado pela Escola do Legislativo da Câmara, terá início às 9h, no Plenário Oliva Enciso, e contará com a palestra “Histórias de um Transplantado”, ministrada por Carlos Alberto Rezende, o Professor Carlão, fundador do Instituto Sangue Bom. Durante o ato, o Hemosul estará presente para realizar cadastros de doadores de medula óssea e coleta de sangue para servidores e público em geral.
Segundo Carlão, a palestra tem o objetivo de desmistificar o processo de doação e destacar a importância do gesto. “Vamos falar sobre as verdades sobre a doação de sangue e o cadastro de doadores de medula óssea, mostrando como um pequeno gesto pode salvar vidas”, afirmou.
Como doar
Para o cadastro de medula óssea, podem se inscrever pessoas de 18 a 35 anos, sem peso mínimo. São retirados apenas 5 ml de sangue, que são analisados e registrados no Redome (Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea) do Inca. Se houver compatibilidade genética com pacientes que necessitam de transplante, a doação pode ser realizada.
Para doação de sangue, a faixa etária é de 16 a 69 anos e o peso mínimo exigido é de 51 kg. Jovens de 16 a 18 anos precisam estar acompanhados por responsável. Homens podem doar até quatro vezes ao ano com intervalo mínimo de dois meses, enquanto mulheres podem doar até três vezes com intervalo mínimo de três meses.
Sobre o Instituto Sangue Bom
Só neste ano, o Instituto já realizou 431 ações em parceria, incentivando a doação de sangue e medula óssea. Carlão, diagnosticado com aplasia medular severa, recebeu em 2016 um transplante de medula óssea que salvou sua vida. Hoje, ele dedica-se a conscientizar a população sobre a importância desse gesto de solidariedade, incluindo ações no esporte e prevenção à saúde.
O evento Campo Grande é Sangue Bom! é aberto ao público e acontecerá na quarta-feira, dia 3, a partir das 9h, na Câmara Municipal, com palestra e cadastro para doadores de medula óssea.