A Microsoft está trazendo seu serviço de streaming de jogos em nuvem para os sistemas operacionais iOS, da Apple, e Windows na primavera de 2021. Anteriormente conhecido como xCloud, a plataforma até agora estava disponível apenas em consoles Xbox e smartphones Android.
A Microsoft tentou lançar o serviço em iPhones também, mas a mudança foi bloqueada pela Apple, gerando uma disputa pública entre os dois gigantes da tecnologia. E agora, a Microsoft diz que uma nova versão baseada em navegador vai contornar as restrições da App Store da Maçã.
O serviço de streaming de jogos agora faz parte do plano de assinatura do Xbox Game Pass Ultimate da Microsoft, que dá aos jogadores acesso a mais de 100 jogos por £ 10,99 por mês (R$ 78,00). Em PCs, o streaming baseado em navegador estará disponível junto com uma versão que usa o aplicativo Windows Xbox.
Para o iOS, as coisas ficam diferentes
No iOS, o buraco é mais embaixo. A Apple disse à Microsoft que teria de enviar cada jogo para a App Store individualmente, em vez de ter uma ampla seleção em um único aplicativo. A Microsoft sentiu que isso não seria viável e sugeriu que encontraria outra maneira de trazer o serviço para iPhones e iPads.
A solução alternativa é não usar a App Store de forma alguma, permitindo que as pessoas acessem o serviço por meio de um navegador da web, como já acontece em jogo da roleta online, muitas vezes não permitidos pelas políticas da Maçã para estarem na loja de aplicativos. Dessa forma, acessar o streaming via navegador é a solução ideal.

A mesma abordagem foi adotada pelo serviço de streaming GeForce Now, que recentemente anunciou sua própria solução de navegador da web para iOS. E isso tem o efeito de arrastar de volta Fortnite para iPhones por meio de streaming na nuvem, apesar de a Apple banir o jogo da App Store em meio a uma discussão sobre taxas de pagamento.
Um ‘caminho mais fácil’
A mudança para outras plataformas faz parte do esforço da Microsoft em direção aos serviços de assinatura, independentemente de o cliente possuir ou
não um console Xbox. A empresa estima que as mudanças na primavera significarão um bilhão de dispositivos extras capazes de se conectar ao seu serviço de jogos em nuvem.
“Expandir o Xbox para novos jogadores é fundamental para nossa ambição de ajudar jogos e desenvolvedores a encontrar um caminho fácil para os três bilhões de jogadores do mundo”, disse a empresa. “Estamos fazendo isso adotando vários dispositivos e fornecendo uma experiência consistente do Xbox onde quer que você se conecte.”
A estratégia da Microsoft parece estar funcionando. A empresa comunicou que o envolvimento do usuário com o sistema Game Pass dobrou ano a ano e agora está expandindo o programa de streaming de jogos para novos países, incluindo Austrália, Brasil, Japão e México.
O próximo serviço da Amazon, Luna, também está buscando as mesmas soluções alternativas. É uma tendência que será cada vez mais comum daqui para frente.











