28.8 C
Campo Grande
domingo, 9 de novembro, 2025
spot_img

Tema da redação do Enem 2025 aborda o envelhecimento na sociedade brasileira

Assunto foi divulgado pelo ministro Camilo Santana logo após o início das provas; número de idosos inscritos cresceu 191% desde 2022

O tema da redação do Enem 2025 (Exame Nacional do Ensino Médio) é “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana, nas redes sociais, pouco depois do início das provas neste domingo (9).

Os candidatos devem elaborar um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, apresentando um ponto de vista fundamentado em argumentos consistentes e uma proposta de intervenção social sobre o problema abordado. Além da redação, os participantes respondem questões de linguagens, códigos e ciências humanas, em prova que começou às 12h30 e vai até as 18h.

Envelhecimento em destaque

O tema reflete uma realidade cada vez mais presente no Brasil: o aumento da população idosa. Neste ano, o Enem registrou 17.192 participantes com mais de 60 anos, número 191% superior ao de 2022. Os estados com mais inscritos da terceira idade são Rio de Janeiro (3.087), São Paulo (2.367) e Minas Gerais (1.997). No Mato Grosso do Sul foram  159 pessoas idosas (com 60 anos ou mais).

A proposta tem semelhanças com o tema de 2009, “A valorização do idoso”, cuja prova acabou cancelada após um vazamento às vésperas da aplicação.

Contexto e histórico

O envelhecimento populacional tem sido tema recorrente em debates sobre saúde pública, previdência e políticas de inclusão social. O assunto já foi tratado no podcast O Assunto, do g1, no episódio “O tsunami prateado no Brasil”, que discute os impactos do envelhecimento no sistema de saúde e na economia.

Estrutura do exame

O primeiro dia do Enem é dedicado à redação e às provas de linguagens e ciências humanas. No próximo domingo (16), os candidatos farão as provas de matemática e ciências da natureza.

Com mais de 4,8 milhões de inscrições confirmadas, segundo o Inep, o Enem continua sendo a principal porta de entrada para o ensino superior, permitindo o acesso a universidades públicas e privadas em todo o país. Em Mato Grosso do Sul foram quase 58 mil inscritos.


Relembre os temas anteriores do Enem:

  • 2024 – Desafios para a valorização da herança africana no Brasil
  • 2023 – Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil
  • 2022 – Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil
  • 2021 – Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
Fale com a Redação