Tema da redação do Passe UFMS questiona como ampliar a leitura entre brasileiros

9
Mascote da UFMS acena em frente ao paliteiro do campus de Campo Grande (Foto: Divulgação)

Mais de 18 mil estudantes realizam provas da 1ª, 2ª e 3ª etapas do processo seletivo da universidade em 11 municípios de Mato Grosso do Sul.

O tema da redação da 3ª etapa do Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) deste domingo (14) foi “É possível fazer com que os brasileiros leiam mais?”. A aplicação ocorreu em 11 cidades com campus da universidade: Campo Grande, Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

De acordo com a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), banca responsável pelo processo, o tema buscou estimular a reflexão dos candidatos sobre os hábitos de leitura no país, os fatores que influenciam o acesso aos livros e o papel da leitura na formação social, educacional e cultural da população.

Participação e oferta de cursos

Mais de 18 mil estudantes participaram das provas referentes às três etapas do Passe UFMS. O processo seletivo é voltado para alunos do ensino médio que desejam ingressar na universidade por meio de avaliações realizadas ao final de cada ano letivo, sendo que a redação e a escolha do curso acontecem apenas na última etapa.

Segundo a UFMS, mais de 35 mil pessoas se inscreveram no vestibular ou em uma das etapas do Passe. A universidade oferece vagas em mais de 130 cursos de graduação, presenciais e a distância, com ingresso válido exclusivamente para o ano letivo de 2026.

Contexto da leitura no Brasil

O tema da redação dialoga com dados que apontam queda no hábito de leitura entre os brasileiros. Conforme levantamento do Instituto Pró-Livro, em parceria com o Ministério da Cultura, cerca de 53% da população se declara não leitora. A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil de 2025 indica que 47% da população leu ao menos um livro nos últimos três meses — cerca de 93,4 milhões de pessoas — uma redução de oito pontos percentuais em relação a 2007.

O estudo também mostra queda na capacidade de compreensão de textos, indicando avanço do analfabetismo funcional, que atinge pessoas que reconhecem letras e números, mas têm dificuldade para interpretar textos e utilizar a leitura e escrita no dia a dia, prejudicando o desenvolvimento pessoal e a cidadania plena.

Cronograma do Passe UFMS 2026

  • Divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva: 16 de dezembro de 2025
  • Período de recurso administrativo do gabarito preliminar: 17 e 18 de dezembro de 2025
  • Divulgação do gabarito definitivo e dos recursos administrativos: 29 de dezembro de 2025
  • Resultado preliminar da prova objetiva: 8 de janeiro de 2026
  • Período de recurso administrativo do resultado preliminar: 8 e 9 de janeiro de 2026
  • Divulgação do resultado final: 11 de março de 2026

O Passe UFMS continua sendo uma importante porta de entrada para estudantes do ensino médio em Mato Grosso do Sul, estimulando o desenvolvimento acadêmico e a reflexão crítica sobre temas sociais e culturais, como o hábito de leitura.