Temporais e clima seco: Inmet emite três alertas para MS neste domingo

4
Mais de 60 cidades de MS estão sob alertas meteorológicos

Tempestades, chuvas intensas e baixa umidade atingem dezenas de municípios entre hoje e terça-feira

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou três alertas meteorológicos para Mato Grosso do Sul neste domingo (30), válidos a partir das 10h. Dois deles são para tempestades e chuvas intensas, ambos classificados com grau de perigo potencial. O terceiro alerta trata de baixa umidade relativa do ar.

Os avisos de tempestade preveem chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros por dia, além de ventos que podem variar entre 40 e 60 km/h. O alerta de Chuvas Intensas, com validade até as 10h de terça-feira (2), abrange os municípios de Alcinópolis, Chapadão do Sul, Costa Rica, Pedro Gomes e Sonora.

O segundo aviso de tempestade segue até 23h59 de segunda-feira (1º) e inclui um grande número de cidades, entre elas Campo Grande, além de Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina e Dourados.

Também estão na área de risco municípios como Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã e Porto Murtinho.

Além das tempestades, o Inmet mantém aviso de baixa umidade relativa do ar, com índices variando entre 20% e 30%, válido até as 18h deste domingo. Embora seja considerado de baixo risco, o cenário pode causar problemas respiratórios e facilitar incêndios florestais.

Estão sob alerta os municípios de Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

O Instituto orienta a população a beber bastante líquido, evitar esforços físicos durante os períodos mais secos e reduzir a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia.

Mini frente fria muda o tempo em Mato Grosso do Sul no início de dezembro

Conforme os avisos do Inmet, o mês de dezembro começa com mudanças no clima de Mato Grosso do Sul entre segunda-feira (1º) e terça-feira (2), com a chegada de uma nova frente fria oceânica.

De acordo com o Instituto, a frente fria, em conjunto com um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai, deve provocar chuvas mais generalizadas em diversas regiões do Estado.

As temperaturas sofrerão queda leve, sem provocar frio, mas a instabilidade será mais perceptível nas áreas afetadas pelas precipitações. As condições atmosféricas favorecem a ocorrência de tempestades, que podem incluir raios, rajadas de vento e, eventualmente, granizo, mantendo o alerta até o final de segunda-feira (1º).

O Cemtec aponta ainda acúmulo significativo de chuvas, que pode ultrapassar 40 mm em 24 horas.

A temperatura mínima prevista é de 22°C na região norte do Estado, enquanto a máxima pode chegar a 37°C em municípios como Corumbá, Aquidauana e Porto Murtinho, mantendo o padrão de calor intenso.

Em Campo Grande, a previsão indica temperatura entre 25°C e 34°C.