Terça-feira começa com sol, mas previsão indica chuva e risco de temporais em MS

11
(Foto: EnfoqueMS)

Instabilidades devem avançar ao longo do dia, com possibilidade de raios e rajadas de vento em várias regiões

O tempo firme deve durar pouco em Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (17). Apesar do amanhecer ensolarado em grande parte do estado, a previsão indica mudança nas condições ao longo do dia, com aumento de nuvens e possibilidade de pancadas de chuva típicas de verão, que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a combinação entre calor e alta disponibilidade de umidade favorece a formação de áreas de instabilidade, elevando o risco de temporais isolados em diferentes regiões sul-mato-grossenses.

Risco de tempestades

A meteorologia não descarta episódios de chuva intensa, especialmente nas regiões pantaneira e sudoeste. Nessas áreas, a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica, associada ao transporte intenso de calor e umidade e ao deslocamento de cavados meteorológicos, pode provocar tempestades acompanhadas de descargas elétricas e ventos fortes.

Durante os temporais, as rajadas podem variar entre 40 km/h e 60 km/h, com possibilidade de velocidades superiores em pontos isolados.

Previsão para Campo Grande

Na Capital, o dia será de sol entre nuvens, com tempo abafado. A previsão indica chuva rápida tanto durante o dia quanto à noite. A temperatura fica entre 22 ºC e 30º C.

Temperaturas e condições nas cidades

Pantanal e sudoeste

  • Corumbá: 25°C a 33°C — chove durante o dia
  • Aquidauana: 25°C a 31°C — chove durante o dia
  • Porto Murtinho: 26°C a 33°C — chove durante o dia

Norte e Bolsão

  • Coxim: 23°C a 30°C — chove durante o dia
  • Camapuã: 21°C a 30°C — sol entre nuvens
  • Paranaíba: 22°C a 30°C — chove durante o dia
  • Três Lagoas: 23°C a 33°C — chove durante o dia

Sul e Cone Sul

  • Dourados: 22°C a 31°C — chove durante o dia
  • Ponta Porã: 22°C a 27°C — chove durante o dia
  • Iguatemi: 22°C a 29°C — chove durante o dia
  • Anaurilândia: 24°C a 33°C — chove durante o dia

Tendência até quinta-feira

A previsão entre terça-feira (17) e quinta-feira (19) aponta manutenção do padrão típico de verão: sol pela manhã, aumento da nebulosidade ao longo do dia e pancadas de chuva isoladas, principalmente à tarde e à noite.

Segundo o Cemtec, o cenário geral será de dias abafados em Mato Grosso do Sul, com temperaturas elevadas e formação rápida de áreas de instabilidade, o que pode provocar chuvas localmente intensas em alguns municípios.