20.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 24 de julho, 2025
spot_img

Termina hoje o prazo para inscrições no CPNU 2, com vagas em 32 órgãos federais

Candidatos devem realizar a inscrição exclusivamente pelo site oficial e ficar atentos aos prazos de inscrição (20/7) e pagamento da taxa (21/7)

Termina às 22h59 deste domingo (20), no horário de Mato Grosso do Sul, o prazo para inscrições na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), modelo inovador de seleção pública que oferece 3.652 vagas distribuídas em 32 órgãos do governo federal. Quem ainda não garantiu a inscrição tem poucas horas para participar do processo seletivo.

Destas vagas, 3.144 são para cargos de nível superior e 508 para nível intermediário. Do total, 2.480 vagas são para preenchimento imediato, enquanto outras 1.172 serão convocadas em curto prazo após a divulgação dos resultados. As provas deste concurso serão aplicadas em duas etapas, nos dias 5 de outubro e 7 de dezembro de 2025. Na primeira fase, todos os candidatos farão provas objetivas; na segunda, apenas os aprovados na etapa inicial realizarão provas discursivas.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou que o concurso já ultrapassou 500 mil inscritos na primeira semana. As provas ocorrerão em 228 cidades de todo o país. Os cargos estão organizados em nove blocos temáticos, permitindo que o candidato se inscreva para diferentes cargos dentro do mesmo bloco, definindo a ordem de preferência.

Inscrições e pagamento

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial do governo federal: www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional, por meio de login com conta GOV.BR (níveis bronze, prata ou ouro). A taxa única de inscrição é de R$ 70,00 e pode ser paga até as 22h59 de segunda-feira (21), via Pix, cartão pelo PagTesouro ou presencialmente em agências bancárias, lotéricas e Correios. A inscrição só é confirmada após o pagamento da taxa; quem perder o prazo terá a inscrição cancelada automaticamente.

Segurança e cuidado contra fraudes

O Ministério da Gestão alerta sobre o risco de fraudes e golpes, recomendando que os candidatos realizem todas as etapas apenas pelos canais oficiais. É fundamental evitar clicar em links recebidos por redes sociais, e-mails ou mensagens suspeitas, e sempre verificar o endereço do site na barra do navegador. A página oficial do concurso reúne todas as informações oficiais.

Orientações para os candidatos

No último dia para inscrição, os candidatos devem:

  • Escolher um bloco temático e selecionar um ou mais cargos dentro dele;
  • Definir a ordem de preferência para os cargos e especialidades;
  • Indicar a cidade para realização da prova;
  • Preencher o questionário socioeconômico obrigatório;
  • Informar participação em sistemas de cotas (pessoas com deficiência, negras, indígenas ou quilombolas);
  • Solicitar condições especiais para acesso e realização da prova, se necessário.

Após o preenchimento completo, o sistema gera a Guia de Recolhimento da União (GRU), que deve ser paga até o prazo final. É possível alterar os dados até o fim das inscrições, mas apenas a última inscrição confirmada e paga será válida.

Compromisso com inclusão, diversidade e justiça social

O CPNU 2 tem como um dos seus objetivos ampliar o acesso ao serviço público federal com foco em inclusão, diversidade e justiça social. O concurso respeita as cotas legais para pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência, inclusive em cargos com apenas uma vaga. Também promove a equidade de gênero, estimulando a participação feminina desde as etapas iniciais e em cargos estratégicos. O edital prevê atendimento especializado, além de protocolos rigorosos de segurança e transparência.

Cronograma principal

  • Inscrições: 2 a 20 de julho de 2025
  • Pagamento da taxa: até 21 de julho de 2025
  • Prova objetiva: 5 de outubro de 2025
  • Resultado da objetiva e convocação para discursiva: 12 de novembro de 2025
  • Envio de títulos: 13 a 19 de novembro de 2025
  • Prova discursiva: 7 de dezembro de 2025
  • Confirmação de cotas: 30 de novembro a 8 de dezembro de 2025
  • Divulgação da primeira lista de classificação: 30 de janeiro de 2026

O CPNU 2 representa uma oportunidade concreta para quem busca estabilidade no serviço público federal, por meio de um processo seletivo que alia inovação, transparência e compromisso social.

Fale com a Redação