23.8 C
Campo Grande
domingo, 31 de agosto, 2025
spot_img

Termômetros devem ultrapassar 40°C em MS na 1ª quinzena de setembro

Previsão indica tempo seco e temperaturas recordes

Mato Grosso do Sul deve enfrentar um setembro de calor intenso, com temperaturas que podem ultrapassar os 40°C, segundo relatório do Climatempo. As maiores marcas são esperadas na primeira quinzena do mês, acompanhadas de tempo seco e chuvas abaixo da média em grande parte do Estado.

O boletim destaca que, apesar do retorno das pancadas de chuva no fim da tarde, elas devem ser irregulares e restritas a pequenas áreas. Além da baixa umidade relativa do ar, que pode cair abaixo dos 20%, há risco de formação de complexos de tempestades vindos do Paraguai. Esse fenômeno, chamado de Complexo Convectivo de Mesoescala, pode provocar granizo, ventania e chuvas torrenciais.

Outro alerta é para episódios de cortinas e redemoinhos de poeira antes das pancadas de chuva. A primavera terá início oficialmente em 22 de setembro, às 14h19 (horário de MS).

Chuva concentrada no sudeste

A previsão indica que cidades como Naviraí, Bataguassu e Três Lagoas devem ter volume de chuva até 50 mm acima da média. Já municípios do oeste, como Corumbá, Porto Murtinho, Aquidauana e Coxim, tendem a registrar precipitação abaixo do esperado.

No norte do Estado, as temperaturas médias devem ultrapassar 22,5°C, enquanto no sul ficarão acima dos 20°C, ainda assim consideradas elevadas para a época.

Calor em todo o país

O cenário de forte aquecimento não se restringe a Mato Grosso do Sul. A primeira semana de setembro promete temperaturas próximas de 40°C em estados do Centro-Oeste, Tocantins, Pará e interior do Nordeste. O Sudeste também deve registrar máximas entre 34°C e 37°C, enquanto o Paraná pode alcançar até 36°C.

Na cidade de São Paulo, os termômetros devem superar os 30°C já na primeira semana do mês. Em Palmas (TO), o recorde de calor do ano foi batido na última sexta-feira (29), com 39,6°C.

Sem a entrada de ar polar e com tempo seco predominante, a maioria das regiões do país terá dias de sol forte e baixa umidade, reforçando o alerta para riscos à saúde e ao meio ambiente.

Fale com a Redação