Alunos da do Sesi visitam Pantanal para projeto interdisciplinar

375

18/09/2018 09h25
Por: Redação

Os alunos do Ensino Médio da Escola do Sesi de Três Lagoas realizaram, na semana passada, uma visita ao Pantanal Sul-Mato-Grossense como parte de um projeto interdisciplinar em parceria com os alunos do Ensino Médio da Escola do Sesi de Corumbá. Além de conhecerem as instalações da Escola do Sesi de Corumbá, os alunos de Três Lagoas conheceram a Estrada Parque, o Sítio Arqueológico, a Fazenda São João, a Base da UFMS e o Complexo Turístico Passo do Lontra.

A finalidade da atividade foi aprofundar o conhecimento do habitat dos animais do Pantanal e disseminar novos horizontes do turismo contemplativo, bem como ampliar os conhecimentos sobre o histórico de construção da Região Pantaneira e as transformações que sofreu, como também, fortificar a importância da região na história de construção nacional. Além disso, eles conheceram as especificidades das variadas comunidades indígenas que habitaram o Pantanal e mergulharam um pouco nos vestígios deixados na região da Estrada Parque.

No início do ano letivo, o professor Luciano Grechia, que leciona a disciplina de Geografia na Escola do Sesi de Três Lagoas, realizou o contato com o professor Jeferson Domingos, que leciona Geografia na Escola do Sesi de Corumbá, e combinaram a parceria para a realização do projeto “Estrada Parque – Descobrindo o Pantanal”. A partir daí iniciou-se a organização para que acontecesse a viagem dos alunos da escola de Três Lagoas até Corumbá, sendo que também foi firmada parcerias com outros professores das turmas garantindo a interdisciplinaridade e foi montado o roteiro da visita.

No dia 14 de setembro, a equipe de professores envolvidos no projeto e alunos saíram de Três lagoas em direção a Corumbá, passando por Campo Grande, onde almoçaram e conheceram a Escola do Sesi da Capital, chegando à noite a Corumbá, onde foram recepcionados pelos alunos e equipe pedagógica da Escola do Sesi da cidade. No dia 15 de setembro, conforme planejado, foi realizada a aula de campo às 6 horas com o café da manhã na própria escola e saída rumo à Estrada Parque Pantanal. Eram três ônibus transportando os alunos e a primeira parada de visitação foi a um dos sítios arqueológicos mais encantadores da região, realizando atividades de análise e frotagem – técnica artística de fricção.

Seguindo o trajeto, teve a travessia de Balsa no Rio Paraguai, que constituiu parte da história da região antes da construção da Ponte da Estrada Trans Pantaneira. Teve ainda visita à região de implementação do Primeiro Telégrafo e à Fazenda São João de propriedade de João Venturini. Lá foi o ponto de parada para o almoço, quando os alunos tiveram uma palestra proferida pelo próprio proprietário sobre a fazenda e o turismo ecológico da região.

Durante o percurso os alunos se depararam com vários animais da fauna pantaneira (capivaras, tuiuiús, garças, carcarás, jacarés entre outros). Na sequência, a visita foi à base de estudo da UFMS, passando pela última parada o Passo do Lontra, que é um complexo turístico da região, onde todos realizaram mais um caminho sobre pontes de madeiras neste exuberante Pantanal.

“Os alunos de Três Lagoas foram recebidos com muito carinho com uma programação muito interessante Sarau dos alunos da Escola do Sesi de Corumbá e um churrasco delicioso”, destacou a diretora da Escola do Sesi de Três Lagoas, Zuleica Alves Guimarães, completando que os alunos das duas escolas do Sesi desenvolveram em harmonia a aula de campo, realizando atividades práticas e ecológicas e explorando as maravilhas que a região pantaneira oferece. “Foi uma experiência ímpar de confraternização e estudos. Tenho certeza que marcará para sempre a vida dos nossos alunos e as aprendizagens advindas da experiência jamais serão esquecidas”, finalizou.

Para a diretora da Escolar do Sesi de Corumbá, Mirian Correa da Silva de Jesus, a aula campo foi intensa e proveitosa para todos. “A cada instante era possível ver a satisfação dos nossos alunos estava estampada no rosto de cada um deles quando os pais vieram buscá-los. Os alunos de Três Lagoas retornaram no mesmo dia para sua cidade. Foi uma grande satisfação recebê-los”, afirmou.

Os alunos

Para os estudantes, foi uma experiência inesquecível. “No dia 15 fizemos uma aula de campo proposta pelo professor Luciano Grechia e o professor Jeferson Domingos da Fonseca. Essa aula de campo foi sem dúvida muito proveitosa, pude conhecer lugares e animais que vinha estudando anteriormente nas aulas. Foi muito gratificante poder ver pessoalmente o animal símbolo do Pantanal o Tuiuiú, sem contar na incrível recepção que tivemos ao chegar na Escola do Sesi de Corumbá, foi emocionante o carinho e a atenção que recebemos de todos da escola”, disse Isadora Fernanda Teixeira, da 2ª série do Ensino Médio da Escola do Sesi de Três Lagoas.

“A aula de campo no Pantanal organizada pelos professores Luciano Grechia e Jeferson Domingos da Fonseca, foi algo muito excepcional, pois eu pude conhecer e ver diversa espécies de plantas e animais, do pantanal alguns que eu só conhecia por imagens, como o Tuiuiú. Quando chegamos na escola do SESI de Corumbá, a recepção dos professores e alunos foi maravilhosa sem contar o cuidado e a tenção que eles tiveram conosco. A aula de campo foi bastante proveitosa e plenamente satisfatória. Além de ter conhecido diversos lugares como a Base de Estudos da UFMS, que eu não sabia que existia, eu também pude apreciar as diversas paisagens do bioma pantanal. Eu protendo voltar tanto para Corumbá como para o Pantanal”, disse Evelyn Cardoso Takahashi, também aluna da 2ª série do Ensino Médio da Escola do Sesi de Três Lagoas.

“Sou aluna do 2º ano regular do SESI de Três Lagoas e nos dias 14, 15 e 16 de setembro realizamos uma viagem para o Pantanal de Mato Grosso do Sul. Foi uma viagem incrível, onde conseguimos adquirir muitos aprendizados nas matérias de: Geografia, História, Literatura e Biologia. Como também colocar em prática conhecimentos passados em sala pelos professores dessa matéria. Conhecemos muitas espécies de animais silvestres, visitamos sítio arqueológico, aprendemos sobre as comunidades indígenas locais, e também observamos o relevo, solo e bioma. Agradeço ao professor Luciano Grechia por ter nos proporcionado essa experiência que sem dúvidas ficará marcada na vida de cada um, foi inesquecível”, afirmou Gabriely Facipieri Prates Pereira, aluna da 2ª série da Escola do Sesi de Três Lagoas.

Alunos da do Sesi visitam Pantanal para projeto interdisciplinar