34.8 C
Campo Grande
domingo, 5 de outubro, 2025
spot_img

Trânsito mais seguro: Mato Grosso do Sul se destaca em ranking nacional

Mato Grosso do Sul aparece entre os estados com melhores índices de segurança viária no Brasil, segundo levantamento divulgado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). O estudo IRIS (Indicadores Rodoviários Integrados de Segurança) avaliou os 26 estados e o Distrito Federal com base em sete pilares do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

O Distrito Federal lidera o ranking nacional, com quatro pontos em cinco possíveis, seguido pelo Rio Grande do Sul (3,86) e por Goiás, Paraná e Rio de Janeiro (3,71). Mato Grosso do Sul obteve 3,29 pontos, empatando com o Ceará e Rondônia, e se consolidando como referência no Centro-Oeste em termos de segurança no trânsito.

Segundo o IRIS, a posição de MS é reflexo do desempenho positivo em pilares como Gestão da Segurança no Trânsito, em que o estado alcançou 7,7 pontos, e Vias Seguras, com 8,1 pontos, ficando atrás apenas de São Paulo e Distrito Federal. Esses indicadores analisam, respectivamente, a governança viária, qualidade dos dados de acidentes e condições de pavimento e sinalização das rodovias.

No pilar de Educação para o Trânsito, o estado também se destacou, com avaliação de 8,2 pontos, demonstrando avanços na conscientização de motoristas e fiscalização efetiva. Apesar de não liderar em todos os critérios, a avaliação mostra que Mato Grosso do Sul está à frente de estados tradicionalmente mais populosos, reforçando os esforços locais na segurança viária.

O estudo IRIS ressalta, no entanto, que estados com baixo registro de infrações nem sempre são exemplos de segurança, podendo refletir falta de fiscalização. O levantamento evidencia desigualdades regionais: enquanto Sul, parte do Centro-Oeste e DF apresentam os melhores indicadores, estados da Região Norte ocupam as posições mais baixas, como Amazonas, Pará e Amapá.

“O objetivo é transformar os dados em informações que possibilitem melhor gestão do trânsito em cada estado”, explica o Observatório Nacional de Segurança Viária. Para Mato Grosso do Sul, o levantamento reforça a necessidade de manter e expandir políticas de fiscalização, educação e infraestrutura, consolidando o estado como referência na região.

Fale com a Redação