Treinamento capacita colaboradores da Águas no enfrentamento a endemias

507

Em parceria com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande), a concessionaria dos serviços públicos de água e esgoto da Capital, Águas Guariroba, realizou um treinamento para capacitar colaboradores da empresa no enfrentamento ao mosquisto Aedes Aegypti, causador da Dengue, febre chikungunya e Zika virus. Mais de 30 leituristas da Águas participaram na última quinta-feira (4) do treinamento e capacitação contra as doenças citadas, promovido em parceria com a Sesau.

Conforme a concessionária, o maior objetivo do treinamento é ampliar canal de comunicação via Sesau dos possíveis focos do mosquito encontrados pela cidade. O curso foi realizado na Central de Serviços da concessionária, onde técnicos da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) esclareceram duvidas e debateram ações coordenadas de identificação de possíveis focos e criadouros do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença. Além de leituristas, a capacitação também foi realizada online com colaboradores administrativos da sede da concessionária.

Para Marcos Luiz, chefe do serviço de Colaborador Voluntario do CCEV, a parceria com a concessionária reforça os trabalhos de localização de criadouros além de destacar as ações conjuntas com várias instituições no enfrentamento à proliferação do Aedes Aegypti.

“A Coordenadoria de Controle de Endemias Vetores entende que a participação no enfrentamento ao Aedes deve ser de todos e a Aguas Guariroba já é uma parceira de longa data. Retomamos este trabalho com os leituristas devido aos grandes índices de focos encontrados em residências. Com o suporte destes profissionais conseguimos nos orientar e direcionar as equipes para controle de vetores. A capacitação dá continuidade a um trabalho antigo sendo fundamental para novas capacitações e conseguirmos um resultado efetivo no controle de vetores”, explica Marcos.