Um trem que não corre pelos trilhos, mas pelas telas. Inspirados no ícone cultural do Trem do Pantanal, alunos do curso Técnico em Programação de Jogos Digitais do Senac Hub Academy desenvolveram o Economia Quativa, um game educativo no estilo point-and-click que convida o jogador a embarcar em uma viagem interativa por Mato Grosso do Sul. Nesse tipo de jogo, a interação acontece por meio de cliques nos cenários e objetos, que revelam informações, desafios e caminhos a seguir — um formato simples, intuitivo e bastante envolvente.
O personagem principal é um simpático quati antropomórfico, ou seja, um animal que ganha características humanas, como falar e guiar os jogadores. Ele conduz a jornada por cidades como Campo Grande, Dourados, Bonito, Corumbá e Três Lagoas. Em cada parada, surgem referências culturais e turísticas marcantes: do Bioparque Pantanal à Casa do Artesão, do Festival de Inverno de Bonito ao tradicional Banho de São João. O resultado é um jogo colorido e cheio de cenários baseados em locais reais, que alia educação, inovação e economia criativa.
A entrega oficial do projeto será no dia 30 de setembro de 2025, às 19h, no Espaço Conexão, em Campo Grande, com a presença de autoridades da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC).
Valorização – A iniciativa nasceu de um desafio proposto pela secretaria, que buscava um projeto capaz de destacar a economia criativa de Mato Grosso do Sul. A partir desse briefing, os alunos realizaram um processo de criação semelhante ao de um estúdio de games: brainstorming, testes, rodadas de ajustes e até visitas a pontos turísticos e culturais para garantir autenticidade. Assim, o Trem do Pantanal foi escolhido como fio condutor por simbolizar a conexão entre diferentes regiões do estado. “O objetivo pedagógico foi promover o conhecimento sobre as riquezas do estado de forma interativa, destacando a economia criativa, os atrativos naturais e as manifestações artísticas que impulsionam o desenvolvimento sustentável”, explica o docente Maurício de Souza Estevam.
Além do ganho pedagógico, o projeto reforça o papel do Senac em aproximar tecnologia e mercado. “Esse é o propósito da educação profissional: preparar os jovens para aplicarem o que aprendem em sala em situações reais. Ao desenvolverem o Economia Quativa, eles vivenciaram um processo criativo completo e ainda ajudaram a valorizar a cultura sul-mato-grossense. É um exemplo de como o Senac contribui para formar profissionais conectados com as demandas atuais e com a identidade do nosso Estado”, destaca Gilka Trevisan, diretora de Educação Profissional do Senac MS.
Na prática, os estudantes vivenciaram a rotina de profissionais da área, encarando prazos, decisões de design e demandas de um cliente real. Eles mergulharam em histórias e personagens marcantes da cultura sul-mato-grossense, como a trajetória de Helena Meirelles, e incorporaram esses elementos ao jogo para enriquecer os desafios propostos ao jogador.
Mais do que um exercício acadêmico, o Economia Quativa demonstra como a paixão por games pode se transformar em um instrumento de valorização cultural e estímulo ao turismo, reforçando a identidade sul-mato-grossense e projetando-a para além das fronteiras do estado.
Serviço – Entrega oficial do Projeto Economia Quativa
onde: Espaço Conexão, No Senac Hub Academy – Rua Francisco Cândido Xavier, 75 – Centro
quando: 30 de setembro de 2025, 19h