Tribunal de Justiça julga Olarte na próxima quarta-feira

163

Publicado em 11/09/2017 18h21

Tribunal de Justiça julga Olarte na próxima quarta-feira

Sessão que seria em agosto foi adiada por falta de quórum

Da redação

Está agendado para quarta-feira (13) o julgamento do recurso que decidirá o futuro do ex-prefeito Gilmar Olarte. Ele foi condenado, em maio, a oito anos e quatro meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e apelou contra a sentença. No dia 23 de agosto, a Seção Especial Criminal havia marcado para definir o caso, mas, por falta de quórum, houve um adiamento.

Esta é a última chance de Olarte não ir para a prisão na Justiça Estadual. No dia 24 de maio, ele foi julgamento pelo “golpe do cheque em branco”, investigado na Operação Adna, a primeira que teve o pastor evangélico e contador como principal alvo.

Olarte foi acusado de pegar folhas de cheque emprestadas de fiéis da igreja Assembleia de Deus, antiga Nova Aliança – daí o nome dado à operação –, e trocar por dinheiro com agiotas. O prejuízo para as vítimas, conforme apurou o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), somou ao menos R$ 800 mil.

O advogado Renê Siufi opôs embargo de declaração apontando série de irregularidades no julgamento. Um deles foi Olarte ser condenado em julgamento da Seção Criminal sem a presença de defensor. Para Renê, o relator do processo, desembargador Luiz Cláudio Bonassini teria de nomear advogado para atender o então prefeito no julgamento.

Tribunal de Justiça julga Olarte na próxima quarta-feira