Um grupo de turistas, composto por 44 pessoas, passou por momentos de pânico em um atrativo localizado na Serra da Bodoquena, próximo de Bonito. O Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para o resgate por conta do volume do Rio Limoeiro aumentar de forma repentina.
A ocorrência foi na sexta-feira (02). Os turistas, acompanhados por quatro guias, foram para o cânion do Rio Salobra em uma visitação comum na região, quando acabaram surpreendidos pelo aumento da água, após chuvas atingirem a área por cerca de 30 minutos.
Para se protegerem, os turistas permaneceram por cerca de quatro horas no ponto seguro no meio da mata, aguardando a chegada do resgate. Os bombeiros foram acionados por volta do meio-dia, sendo preciso enfrentar um caminho a pé, de difícil acesso.
O local é conhecido por ter o terreno acidentado e exigir travessias somente pelo leito do rio. Os próprios responsáveis pelo atrativo turístico decidiram interromper a sequência da trilha, que seguiria até o Rio Salobra, de forma preventiva.
Quatro militares, sendo um sargento, um cabo e dois soldados, usando equipamentos de salvamento em altura, foram deslocados para o resgate. Foi necessário montar um sistema de cordas e mosquetões para permitir a travessia segura das vítimas pelo rio.
Segundo o tenente Ronaldo Machado de Lima, ninguém precisou de atendimento médico, mas algumas pessoas ficaram nervosas pela situação. Ele também detalhou que o houve chuva pontual, suficiente para provocar a elevação rápida do nível do rio.
Caso é inédito na região
A região é conhecida pelas belíssimas paisagens e águas cristalinas. São duas entradas no Cânion do Rio Salobra. A visitação por um dos atrativos é subindo o rio, sendo que a primeira travessia é feita a pé, dentro da água que chega na altura da canela.
Conforme os guias e demais trabalhadores do atrativo, nunca houve uma situação semelhante em seis anos de existência do espaço. Nesse sábado (03), a visitação foi suspensa por conta das condições. Mais de 50 reservas foram canceladas.
Em dezembro, o passeio também ficou fechado por 10 dias justamente por causa do risco de cheia. A fazenda também informou que está construindo uma ponte para servir como alternativa na travessia do rio Limoeiro.
O Cânion do Rio Salobra fica dentro do Parque Nacional da Serra da Bodoquena e a gestão informou que vai revisar o protocolo de segurança para evitar situações do tipo.



















