Com a participação de 200 atletas, divididos em 11 equipes masculinas e 12 femininas, representando associações esportivas, grupos de corrida e instituições militares, a Corrida do Facho movimentou as ruas do centro de Campo Grande na manhã dessa terça-feira (26), aniversário de 126 da cidade.
No feminino, a equipe Turma do Longo conquistou o título. No masculino, a Associação Desportiva Atletas de Cristo (ADAC) alcançou o tricampeonato. A Corrida do Facho se caracteriza por uma troca de bastão entre os integrantes da mesma equipe.

A largada e chegada aconteceram na Rua 13 de Maio, na esquina com a Avenida Afonso Pena. O trajeto seguiu pelas ruas Dom Aquino, 14 de Julho, 15 de Novembro e 13 de Maio, até a Avenida Afonso Pena, onde as trocas de bastão foram realizadas.
No masculino, cada grupo foi formado por 10 atletas, enquanto no feminino foram cinco atletas. Cada participante percorreu aproximadamente mil metros, totalizando 10 km no masculino e 5 km no feminino.
As melhores colocadas receberam troféus e medalhas e as campeãs garantiram o Troféu Transitório, que permanece com o grupo até a edição seguinte, podendo se tornar definitivo com três vitórias consecutivas ou cinco alternadas.
Eliane da Rocha, de 38 anos, da Turma do Longo, comemorou a vitória. “É a minha terceira prova e estou muito feliz de participar. A equipe estava muito bem preparada e hoje foi ouro para nós. Ano passado ficamos com a prata e no retrasado com o ouro. Os técnicos Rafa e Fábio foram essenciais para essa conquista”, contou.
Joaquim Teixeira, de 26 anos, destacou o espírito coletivo. “Já é a sexta vez que participo desta prova. Eu gosto porque é uma disputa em equipe e a vibração de todos faz a diferença. É muito difícil conquistar três anos consecutivos, mas graças ao empenho de toda a equipe conseguimos mais essa vitória”, comemorou.