O U2 surpreendeu os fãs nesta quarta-feira (18) ao lançar o EP “Days of Ash”, um projeto urgente e político, descrito como resposta imediata aos acontecimentos atuais. Com cinco faixas e um poema, o trabalho nasce inspirado em manchetes de jornal e presta homenagem a pessoas que lutam “na linha de frente da liberdade”.
Em comunicado, Bono afirmou que as novas músicas têm clima diferente do álbum que a banda prepara para ainda este ano. Segundo ele, as faixas “não podiam esperar” para ser lançadas. “São canções de desafio, consternação e lamento”, escreveu o vocalista, reforçando que tempos “loucos e enlouquecedores” exigem posicionamento (via U2.Com).
O EP abre com “American Obituary”, marcada pela guitarra característica de The Edge, e segue com “Yours Eternally”, que conta com participação de Ed Sheeran e da musicista ucraniana Tara Topolia. A faixa foi inspirada na visita de Bono e Edge a Kiev, em 2022, durante a guerra na Ucrânia, e ganha um curta-documentário previsto para 24 de fevereiro.
“Days of Ash” ainda traz reflexões sobre conflitos no Oriente Médio, protestos no Irã e inclui o poema “Wildpeace”, do escritor israelense Yehuda Amichai. Cada música ganhou vídeo com letra oficial. Mais do que um lançamento, o novo EP do U2 soa como manifesto direto, provocativo e em sintonia com o mundo em ebulição.
*Por rádio Rock



















