
Programa oferece 156 vagas em 107 cursos de graduação para pessoas com 60 anos ou mais; inscrições são gratuitas e online
Pessoas com 60 anos ou mais têm até sexta-feira (13) para se inscrever na primeira seleção exclusiva da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para cursos de graduação. O programa UFMS 60+ oferece 156 vagas em 107 cursos distribuídos por todos os câmpus da instituição, com inscrições gratuitas pelo site https://queroser.ufms.br/.
Para participar, é necessário ter 60 anos ou mais e ensino médio completo. A seleção considera resultados do Enem ou do Encceja (2018–2025), do Vestibular UFMS no mesmo período ou histórico escolar do 3º ano do ensino médio acompanhado de carta de intenção. Candidatos que já participaram da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) terão prioridade.
O resultado preliminar será divulgado em 19 de fevereiro, e o final, com a convocação para matrícula, sai no dia 24. O edital completo está disponível na página Ingresso UFMS.
O UFMS 60+ dá continuidade ao Programa Sou Idoso UFMS, aprovado em agosto de 2025, com foco em promover envelhecimento ativo e participação cidadã no ambiente universitário. O programa inclui ações de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação, valorizando a presença de pessoas idosas na vida acadêmica e cultural da instituição.
No último semestre, a Unapi ofereceu 61 atividades e 16 disciplinas isoladas de graduação presencial, com mais de 1,9 mil vagas em diferentes câmpus. O programa está em expansão e integra o Plano de Gestão Temático 2025–2027, que visa ampliar o acesso de pessoas idosas à graduação e pós-graduação.



















