O Governo do Estado já recebeu os nomes dos últimos subsecretários indicados pelo PT em um processo de parceria com a legenda visando, entre outras coisas, uma melhor aproximação com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Essas indicações ainda precisam ser publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE), o que deve acontecer nos próximos dias.
OS três últimos que ainda faltavam são Telma Nantes de Matos, que assume a Subscretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência; Zirleide Silva Barbosa, na Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas; e Fernando Souza, na Subsecretaria de Políticas Públicas para População Indígena.
Eles se juntam aos já empossados Washington Willeman de Souza, diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural); Vagner Campos Silva, subsecretário de Políticas Públicas LGBT+; Vania Lucia Baptista Duarte, subsecretária de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial; Jairo Luiz da Silva, subsecretário de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários; Cristiane Sant’anna De Oliveira, subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres e Fernando Henrique Carvalho Miranda, subsecretário de Políticas Públicas para Juventude.
A cúpula do PT esteve reunida com o governador Eduardo Riedel no último dia 13 deste mês para discutir a participação da sigla em sua gestão. Então tida como possível oposição dentro da Assembleia Legislativa (ALEMS), as partes acertaram a mudança na postura dos deputados estaduais, que agora farão parte da chamada base aliada do Governo. Em troca, o governador aceitou nomear os nomes indicados pelo partido para subscretarias ligadas aos movimentos sociais e a Agraer.
Currículos
Telma é pedagoga, especialista em metodologia da educação para as pessoas com deficiência/educação inclusiva. Já exerceu os cargos de diretora do Instituto Sul mato-grossense para cegos Florivaldo Vargas – Ismac, e foi secretária de Educação e Cultura da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB).
Foi ainda Conselheira titular do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, representando a Organização Nacional de Cegos do Brasil- ONCB. Conselheira-presidente do Conselho estadual dos direitos das pessoas com deficiência do estado de Mato Grosso do Sul. Destaca-se no ativismo da causa das pessoas com deficiência.
Zirleide é formada em História pela UCDB (Universidade Católica de Mato Grosso do Sul), tem pós-graduação em Gestão em Políticas Sociais; Gestão em Políticas de Raça e Gênero e História Da Cultura dos Povos Indígena. Já exerceu as funções de professora de história na rede pública de ensino e em escolas particulares e assessoria na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Fernando Souza possui graduação em Administração pelo Centro Universitário da Grande Dourados com especialização em Metodologia do Ensino Superior (UNIGRAN). É técnico administrativo da Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD, tem especialização em Gestão de Políticas Sociais e Saúde Indígena, Mestrando em Antropologia.
Tem experiência na área de Educação Básica, Saúde Pública com ênfase em práticas administrativa em geral, bem como, Administração e Gestão de Pública. Foi Conselheiro de Saúde nas esferas Local, Municipal e Nacional, sendo Presidente do Conselho Local de Saúde Indígena no Pólo Base de Saúde Indígena de Dourados e do Conselho Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial/SESAI/MS, membro do Conselho Municipal de Saúde de Dourados, do Conselho Estadual e Conselho Nacional de Saúde.
Na Saúde Indígena teve efetiva participação na organização e implantação do subsistema de atenção à saúde indígena em Mato Grosso do Sul. Foi Coordenador Regional da Funai em Dourados e Coordenador Distrital de Saúde Indígena do estado de Mato Grosso do Sul/DSEI/SESAI/MS. Exerceu o cargo de Subsecretário de Políticas Pública para População Indígena na Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic).




















