17.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 17 de novembro, 2025
spot_img

Urgência e emergência em odontopediatria: saiba o que é e como proceder

A infância é o período de descobertas, de aprendizagem e de desenvolvimento. As crianças brincam e se divertem jogando, pulando e isso, não raro, causam acidentes, como quedas. Cair faz parte do processo do crescimento e de aquisição de conhecimento do próprio corpo. Porém, apesar de comuns e rotineiras, essas quedas podem causar desde pequenos machucados e danos leves até traumas mais sérios, como cortes nos lábios, fraturas e comprometimento dos dentes. Sendo assim, vez ou outra, os pais recebem queixas de dor de dente das crianças. Conheça alguns exemplos que são considerados de urgência e emergência em odontopediatria e como agir nesses momentos.

É considerado caso de urgência e emergência quando a criança reclama de dor espontânea ou ao se alimentar; quando há trauma bucal, com ou sem fratura bucal; edema (inchaço) na face; fratura dentária ou de restauração; restauração em dentes anteriores (incisivos e caninos) e sangramento gengival. Ocorrendo alguns desses casos, é necessário procurar um odontopediatra o mais rápido possível.

Trauma dentário

Os traumatismos na dentição decídua ocorrem na idade pré-escolar. Nesta fase, as características comportamentais, como a curiosidade e a inquietação, levam a criança a explorar os ambientes. A criança não possui coordenação motora suficiente para evitar quedas e promover a autoproteção, por isso, a ocorrência de lesões é alta. Por falta de conhecimento dos responsáveis, geralmente, o primeiro atendimento ocorre em prontos-socorros, clínicas médicas e postos de saúde, o que pode acarretar em um mau prognóstico do trauma.

O ideal é que o primeiro atendimento seja realizado, de forma imediata, por um cirurgião dentista (odontopediatra) e que, nesse atendimento, seja realizado um exame clínico e radiográfico do paciente traumatizado para determinar o diagnostico inicial, a gravidade da lesão e o plano de tratamento. É de suma importância salientar que o sucesso do tratamento está diretamente relacionado com a rapidez e a eficiência dos primeiros socorros do paciente.

Os tipos de traumas mais comuns são as fraturas, como em esmalte, em esmalte e dentina, coronária, de coroa e raiz, e radicular. Também são exemplos de traumas a concussão e a subluxação. Em casos de traumas, o procedimento correto é lavar o local com água corrente, visualizar se houve fratura ou avulsão (queda) do(s) dente(s), colocar gelo sobre o local. Localizar o fragmento dentário, ou dente, e dirigir-se ao atendimento de emergência.

Os atendimentos de urgência e emergência e para traumas dentários são realizados na sede da Cassems, nos períodos da manhã e da tarde, seguindo todos os cuidados e normas de biossegurança e de distanciamento. Lembrando que é permitida a entrada de um acompanhante responsável pela criança ou beneficiário com comprometimento motor e/ou neurológico.

Fale com a Redação