Desde novembro, os profissionais da Santa Casa de Campo Grande estão sendo capacitados sobre utilização do Tirofibano, um importante medicamento de alto custo e risco, frequentemente usado no contexto das síndromes coronárias agudas (SCA). O treinamento quanto a utilização, administração e dispensação desse medicamento contou com a importante participação dos residentes do programa de medicina de emergência da Instituição.
Ao todo, cerca de 271 profissionais já foram capacitados sobre o novo protocolo implantado. A elaboração e revisão do processo é uma parceria multidisciplinar entre os serviços de cardiologia, farmácia, enfermagem e o serviço terceirizado de Hemodinâmica – Cardiovascular Diagnóstico (CVD), que já necessitava de atualização. “Essa medicação necessitava desta revisão multidisciplinar, e nós fizemos ele em conjunto até que chegássemos a um denominador comum que trouxesse melhoria de processos, equilíbrio econômico-financeira e, principalmente, qualidade e segurança aos pacientes que necessitam deste medicamento”, explicou a médica supervisora do Serviço de Cardiologia, Drª Nara Alessandra Okamoto Leite.
A capacitação para essa nova rotina de utilização do medicamento envolveu enfermeiros e técnicos em enfermagem dos setores do Pronto-socorro, Serviço de Hemodinâmica, Centro de Terapia Intensiva, Unidade Coronariana e Unidade do Trauma. O assunto foi disseminado pelos residentes sob a supervisão da Drª. Nara Alessandra.
Os assuntos abordados durante o período de treinamento com as equipes, foram: mecanismo de ação, indicações, preparo e administração, fluxo de dispensação, preparo e diluição do medicamento.




















