27.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 26 de abril, 2024
spot_img

‘Vacina Juventude’ quer divulgar e chamar jovens a se vacinarem ‘rapidamente’ em CG

A vacinação contra a Covid-19 está avançada em Campo Grande, com 50% da população já com ao menos a primeira dose, chegando a vez dos jovens por faixa etária, abaixo dos 30 anos, que se iniciou já no último domingo, estando nesta terça-feira nos 26 anos. Apesar, que muitos jovens até de 18 anos em grupos prioritários, já se imunizaram até completamente com duas doses ou a dose única, outros da categoria parece que estão deixando ‘para depois’. Assim, tanto para anunciar a ‘chegada da vez’, como para buscar alguns jovens que até se colocam como ‘sommelier’ de vacina (escolhedor da marca), a prefeitura da Capital lançou a Campanha “Vacina Juventude”, nesta segunda-feira (2).

Por meio da Subjuv (Subsecretaria de Políticas para a Juventude), a “Vacina Juventude”, tem a finalidade de incentivar esse público a buscar a imunização contra a Covid dentro do cronograma estabelecido, o quanto antes ou mais rápido possível. Com a ampliação da faixa etária, ontem jovens a partir de 28 anos já poderiam receber o imunizante, hoje já baixou dois anos, e, a dinâmica será rápida. Mas, cada um tem que fazer sua parte e além de se proteger individualmente, protegerá a outros, a coletividade, ainda mais os jovens, que já estão de volta, até já algum tempo as baladas e ‘aglomerações’.

Conforme a subsecretária de Políticas para a Juventude, Laura Miranda, a ação envolverá a divulgação de conteúdos multimídia e intervenções em alguns pontos de vacinação. A ideia é atrair o público jovem a buscar a vacina e também, incentivar por parte desse público o uso do #vacinajuventude em seus posts nas redes sociais, a fim de que eles possam ser multiplicadores da iniciativa.

“Nossos jovens já iniciaram a imunização e creio que em um futuro próximo estaremos todos imunizados. Essa é a nossa torcida. Tudo isso faz parte de um trabalho de gestão que vem sendo destaque no país, quando metade da população da nossa capital já recebeu pelo menos a primeira dose do imunizante. Espero que os jovens campo-grandenses apoiem nossa campanha e usem nossa hashtag #vacinajuventude, para mostrar ao mundo que nossa cidade caminha a passos largos para um futuro com muita saúde, sendo nossos jovens referência de prosperidade. É nisso que acreditamos e trabalhamos para atingir esse objetivo”, frisou Laura.

Números – A capital sul-mato-grossense atingiu ontem (1°) a marca de 50,11% da população (454 mil pessoas) vacinada contra a Covid-19, com pelo menos uma dose. Os dados são do “vacinômetro”, plataforma da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Já o total de campo-grandenses com esquema vacinal completo, ou seja, que tomaram as duas doses necessárias ou a dose única, é de 35,27%, aproximadamente 319,5 mil pessoas.

Direito a Saúde

A jovem Ingryd Mayranna, de 26 anos, falou da expectativa quanto ao dia da imunização. “Eu peguei Covid no final de 2020, em novembro. Embora não tenha sido muito grave, senti um enorme desconforto e dor, além da fraqueza e a perda do olfato e paladar. Tudo isso me deixou muito preocupada, pois lá em casa todos pegaram em seguida, e acredito que passei para eles. Ainda bem que não tivemos casos graves. Graças a Deus todos já se vacinaram e agora está chegando a minha vez. Estou ansiosa e feliz”.

A ação está dentro das diretrizes da subsecretaria, que segue as normativas da lei Nº 12.852, de 5 de agosto de 2013, que institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude. Na referida lei, a seção V nos artigos 19 e 20 destaca que “o jovem tem direito à saúde e à qualidade de vida, considerando suas especificidades na dimensão da prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde de forma integral”.

'Vacina Juventude' quer divulgar e chamar jovens a se vacinarem 'rapidamente' em CG
Fale com a Redação