O velório do cantor e compositor Arlindo Cruz, um dos maiores nomes do samba, será aberto ao público e acontecerá na quadra da escola de samba Império Serrano, em Madureira, na zona norte do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelas assessorias de imprensa de seu filho, Arlindinho, e da agremiação.
De acordo com o Império Serrano, a despedida será realizada neste sábado (9), a partir das 18h, em formato de gurufim — cerimônia tradicional com música — “conforme o cantor gostaria que fosse”. A homenagem se estenderá até as 10h da manhã de domingo (10).
O sepultamento está marcado para domingo, às 11h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap.
A perda de um ícone
Arlindo Cruz morreu nesta sexta-feira (8), aos 66 anos, enquanto estava internado no Hospital Barra D’Or, no Rio. A instituição confirmou a morte e expressou pesar, mas informou que, a pedido da família, não divulgará mais detalhes sobre as circunstâncias.
O artista sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico em 2017 e passou 15 meses internado. Desde então, estava afastado dos palcos, recuperando-se das sequelas. Ele deixa a esposa, Babi Cruz, e dois filhos: Arlindinho e Flora Cruz.
Legado no samba e ligação com o Império Serrano
Homenageado em 2023 pelo enredo “Lugares de Arlindo”, Arlindo Cruz fez parte do desfile da escola, mesmo ainda se recuperando do AVC, cercado de cuidados médicos. Ao longo de sua trajetória no Império Serrano, assinou 12 sambas vitoriosos e recebeu inúmeros prêmios, sendo autor de obras marcantes como “O Império do Divino” (2006).
Em nota, a agremiação destacou sua importância. “Arlindo Cruz é parte da alma do Império Serrano. Compositor genial, cantor de voz marcante e sambista de coração inteiro, ele escreveu páginas inesquecíveis da nossa história”, disse o comunicado.
O velório promete reunir familiares, amigos, sambistas e admiradores para uma despedida marcada pela música, emoção e celebração da vida de um dos grandes mestres do samba brasileiro.